fbpx

Roda mais larga. Como a largura do aro afeta a performance

A roda mais larga nas bikes estão mais populares e prometem mais performance. Descubra na realidade o que existe de verdade nisso e como podemos nos beneficiar.

Como muitos de vocês já sabem, tem havido um movimento para aros mais largos nos últimos dois anos. Esta mudança para aros mais largos é impulsionada pelo manuseio aprimorado e maior volume do pneu que os aros mais largos fornecem. Há alguns anos, usávamos pneus de 55 mm de largura em aros de 17 ou 19 mm de largura interna, o que não faz mais sentido.

É bem comum receber perguntas sobre como sinto a performance na roda da bike após ter migrado para a roda C26 Carbon da Session que possui 26mm de largura interna.

Roda mais larga. Como a largura do aro afeta a performance
Roda C26 Carbon da Session. 26mm de largura interna do aro.

É complicado dar essas respostas com algo que vá além da minha sensação como ciclista, como um piloto. Mesmo que a use em provas ou treinos, imagino que resposta que o ciclista busque antes de investir uma boa grana numa roda com mais performance seja ao menos a certeza de que o conceito de uma roda mais larga tenha sido testado e validado.

Andei um bocado pela internet e não encontrei até então um estudo sério e independente que eu pudesse apresentar para vocês de forma segura. Até que, nosso amigo e leitor Eugênio Bignes me enviou o estudo encontrado no site Bicycle Rolling Resistance.

E uau, parece que ele supre tudo que precisamos para começar a realizar uma boa tomada de decisão acerca do upgrade para rodas de mountain bike, road bike e gravel com os tais aros mais largos. Bom, já uso e posso dizer que tanto na MTB, quanto na Gravel bike os aros mais largos me deram uma boa resposta.

O Bicycle Rolling Resistance testou rodas com largura interna do aro em 18, 22 e 26mm, tanto em bikes de gravel, como em mountain bike e até mesmo em speeds ou road bikes. Então, sem mais delongas vamos ao teste.

Roda mais larga. Como a largura do aro afeta a performance

As larguras internas do aro de 18, 22 e 26 mm foram escolhidas para que os resultados cubram uma grande variedade de relações entre a largura do aro e a largura do pneu (de 32% a 104%). No final deste artigo, combinamos todos os dados das três categorias em uma recomendação de largura de pneu que achamos que oferece o melhor desempenho.

Para tornar este um artigo acessível e os dados fáceis de entender, calculamos a média dos resultados dos três pneus para cada categoria (road bike / gravel / MTB). Não houve grandes diferenças entre os pneus individuais que podem mudar a conclusão.

Como testamos pneus de bicicleta

Todos os testes de resistência ao rolamento são realizados em nossa máquina de teste de resistência ao rolamento. Para mais detalhes, visite a página O Teste para ler em detalhes sobre como testamos pneus de bicicleta.

Construímos três rodas que usam o mesmo cubo (Shimano LX 670) e um número de raios de 32 (DT Swiss Champion 2.0). Os cubos eram novos e ajustamos a folga do rolamento para um pouco mais folgada em todos os cubos. Como os aros que usamos têm um peso um pouco diferente, ajustamos a carga para chegar a uma carga exata de 42,5 kg.

  • Aro de 18 mm: DT Swiss R460db
  • Aro de 22 mm: DT Swiss R500db
  • Aro de 26 mm: Ryde Rival 26

Nossa exigência era um aro sem câmara, pois testamos todos os pneus sem câmara. Usar uma câmara de ar seria uma vantagem para os aros mais largos porque a câmara de ar seria mais esticado. Sentimos que a execução de todos os testes sem um tubo interno forneceria os dados mais puros sobre o desempenho de diferentes larguras de aro.

Fizemos um pequeno ajuste para o aro Ryde Rival de 26 mm já que seu arrasto aerodinâmico estático era um pouco maior (+0,2 watts).

Por categoria de pneu, testamos todas as combinações de pneu e aro nas mesmas quatro pressões de ar diferentes para obter o máximo de dados possível e compreender melhor onde é possível obter o máximo.

Condições de teste de resistência ao rolamento

  • Todos os pneus configurados sem câmara
  • Velocidade de 8m/s – 28,8 km/h – 18mph
  • Carga total da roda de 42,5 kg / 94 lbs
  • Temperatura entre 21,5-22,5 ° C / 71-72 ° F
  • Superfície do tambor da placa de diamante
  • Diâmetro do tambor de 77 cm

Roda mais larga é realmente melhor? Resultado dos testes

Neste momento a RR nos trás os resultados dos testes propriamente ditos. Como dito, os testes serão realizados em mais de um tipo de bike e a roda mais larga será submetida a tipos de pneus diferentes para que o resultado contrate com o mesmo pneu numa roda mais fina.

Pneus para bicicletas de estrada em rodas de 18, 22 e 26 mm

Os pneus que usamos para os testes de bicicleta de estrada foram:

  • Vittoria Corsa Speed ​​G + 2.0 TLR 25-622
  • Continental Grand Prix 5000 TL 25-622
  • Schwalbe Pro One TLE 25-622

Embora a maioria das bicicletas de estrada com pneus de 25mm venha com aros com algo em torno de 15 a 18mm de largura, nós os testamos nos aros 22C e 26C para ter uma ideia sobre o que acontece ao usar pneus em aros extremamente largos.

Vamos começar com a largura e a altura médias dos 3 pneus da bicicleta de estrada a uma pressão de ar de 100psi / 6,9 bar.

Tamanho médio de 3 pneus de bicicleta de estrada
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro72%88%104%
Largura do pneu26,4 mm28,1 mm29,8 mm
Altura do pneu23,7 mm23,8 mm23,9 mm

O que vemos aqui é que a largura dos pneus da bicicleta de estrada aumenta em 0,425mm por mm de aumento na largura do aro, enquanto a altura dos pneus quase não muda. O grande aumento na largura significa que você está quase subindo o tamanho do pneu a cada 4 mm de aumento na largura do aro. Um pneu mais largo também significa que ele ficará mais rígido com a mesma pressão de ar.

Em seguida, estão as medições de resistência ao rolamento nas mesmas 4 pressões de ar para todas as larguras de aro. Esteja ciente de que, como os pneus são muito mais largos nos aros mais largos, as pressões do ar precisam de um ajuste para chegar ao mesmo nível de conforto (consulte a próxima seção)

Resistência média de rolamento em pressões de ar iguais
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro72%88%104%
RR 120 psi8,5 Watts8,6 Watts8,1 Watts
RR 100 psi9,1 Watts9,1 Watts8,9 Watts
RR 80 psi10,2 Watts10,1 Watts9,7 Watts
RR 60 psi11,9 Watts11,7 Watts11,1 Watts
Média de pressão igual de RR9,93 Watts9,88 Watts9,45 Watts
A roda mais larga foi mais “solta” e gastou menos energia nos testes.

Nos primeiros testes de resistência ao rolamento, em que todas as larguras de aro usam as mesmas pressões de ar, vemos que o aro mais largo que tem uma proporção de largura do aro para o pneu de 104% resulta na menor resistência ao rolamento. A diferença é pequena, mas há claramente uma diferença no desempenho de uma bicicleta de estrada em aros extremamente largos.

Como a largura dos pneus também aumentou de 26,4mm no aro 18C para 29,8mm no aro 26C, esses resultados não são totalmente utilizáveis ​​no mundo real, pois os mesmos pneus nos aros mais largos teriam que usar pressões mais baixas de ar para oferecer o mesmo nível de conforto.

Para o próximo teste, ajustamos as pressões do ar para valores que resultarão aproximadamente no mesmo nível de conforto. Fizemos isso calculando a resistência ao rolamento esperada dos testes anteriores. Mantivemos as pressões iguais para o aro 22C, + 6% para o aro 18C e -6% para o aro 26C. Conseguimos uma diferença de 6% porque é a mudança na largura dos pneus.

Resistência média de rolamento em pressões de ar ajustadas
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro72%88%104%
RR X Alta Pressão (127 – 120 – 113 psi)8,3 Watts8,6 Watts8,3 Watts
Alta pressão RR (106 – 100 – 94 psi)8,9 Watts9,1 Watts9,0 Watts
Pressão média RR (85 – 80 – 75 psi)9,9 Watts10,1 Watts10,0 Watts
Baixa pressão RR (64 – 60 – 57 psi11,5 Watts11,7 Watts11,5 Watts
Média de pressão ajustada RR9,65 Watts9,88 Watts9,70 Watts

Com todos os pneus ajustados para pressões de ar que resultam aproximadamente no mesmo nível de conforto, vemos que todos os pneus agora têm quase o mesmo desempenho. O aro 22C sobressai negativamente, mas como as diferenças são tão pequenas, contribuímos para pequenas imprecisões nas medições.

Conclusão sobre a roda mais larga em pneus de road bike (speed)

Nossa conclusão para pneus de bicicletas de estrada é que não há nada a ganhar em resistência ao rolamento ao mover para aros com mais de 72% da largura (especificada) do pneu.

Para pneus de bicicleta de estrada com 25mm de largura, o valor seria reduzido para aros 17-18C, que é o que a maioria das bicicletas de estrada já vêm com esses dias. Para pneus de 28mm de largura, mudar para aros 19-20C acertaria o ponto ideal.

Rodas mais largas em pneus CX / Gravel Bike: Aros de 18, 22 e 26 mm

Os pneus que usamos para os testes CX / Gravel foram:

  • Panaracer GravelKing TLC 40-622
  • Continental Terra Speed ​​TR 35-622
  • Michelin Power Gravel 35-622

Vamos ver como a largura do aro afeta os pneus um pouco maiores e compare isso com os pneus da bicicleta de estrada. Usamos o tamanho médio especificado dos 3 pneus (36,67mm) para calcular a proporção da largura do aro.

Os resultados do teste de roda mais larga em bikes de Gravel cobrem uma proporção entre a largura do aro e o pneu de 49% para o aro 18C, 60% para o aro 22C e 71% para o aro 26C. Esses números são os mais realistas, pois a maioria das bicicletas CX / Gravel usa aros com largura entre 19 e 25 mm.

Rodas C23G Session. Rodas em Carbono para Gravel Bike com 23mm internos de aro. Saiba mais aqui!
Tamanho médio de 3 pneus de bicicleta CX / cascalho
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro49%60%71%
Largura do pneu35,2 mm36,4 mm37,6 mm
Altura do pneu33,0 mm33,1 mm33,3 mm

Enquanto a largura dos pneus da bicicleta de estrada cresceu a uma taxa muito grande de 0,425mm por mm de aumento na largura do aro, os pneus Gravel maiores apresentam um aumento menor de 0,3mm por mm de aumento na largura do aro. A altura dos pneus também não muda espetacularmente, pois o aumento de 8mm na largura do aro resulta apenas em um aumento na altura de 0,3mm.

Vamos começar novamente com as medições de resistência ao rolamento mais puras, que são todas as larguras de aro usando a mesma pressão de ar. Embora os pneus da bicicleta CX / Gravel cresçam menos em largura, o mesmo pneu montado no aro 26C ainda terá uma vantagem por causa do maior volume.

Resistência média de rolamento em pressões de ar iguais
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro49%60%71%
RR alta pressão15,5 Watts15,5 Watts15,3 Watts
RR Média Pressão16,5 Watts16,4 Watts16,1 Watts
RR Baixa Pressão18,2 Watts17,7 Watts17,4 Watts
RR X Baixa Pressão21,2 Watts20,7 Watts20,2 Watts
Média de pressão igual de RR17,85 Watts17,58 Watts17,25 Watts

Vemos aqui o mesmo padrão que vimos com os pneus de bicicleta de estrada: nas mesmas pressões de ar, os aros mais largos têm uma vantagem por causa do maior volume do pneu que resulta em menos deflexão do pneu.

Agora, vamos ver novamente o que acontece quando ajustamos os pneus para níveis iguais de conforto. Como os pneus Gravel não cresceram tanto em tamanho quanto os pneus menores da bicicleta de estrada, os ajustes foram um pouco menores para esses pneus. O aro 22C permanece nas pressões de ar padrão, + 3% para o aro 18C e -3% para o aro 26C.

Resistência média de rolamento em pressões de ar ajustadas
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro49%60%71%
Alta pressão RR (59,7 – 58 – 56,3 psi)15,4 Watts15,5 Watts15,4 Watts
Pressão média RR (49,7 – 48,3 – 46,9 psi)16,3 Watts16,4 Watts16,3 Watts
Baixa pressão RR (39,9 – 38,7 – 37,6 psi)17,9 Watts17,7 Watts17,6 Watts
RR X Baixa pressão (29,9 – 29 – 28,2 psi)20,9 Watts20,7 Watts20,5 Watts
Média de pressão ajustada RR17,63 Watts17,58 Watts17,45 Watts

Com os mesmos níveis de conforto, vemos que o desempenho de todas as larguras de aro novamente é muito próximo. É interessante notar que enquanto os pneus da bicicleta de estrada mostraram quase as mesmas folgas entre os aros, os pneus Gravel têm melhor desempenho no aro 26mm, enquanto o desempenho dos pneus da bicicleta de estrada foi melhor no aro 18C.

Ao observar a relação entre a largura do aro e o pneu, vemos que os pneus CX / Gravel tiveram o melhor desempenho com uma relação de largura do aro com o pneu de 71% e os pneus de bicicleta de estrada tiveram o melhor desempenho com uma relação de largura do aro com o pneu de 72%. Embora as diferenças sejam pequenas, parece que uma proporção entre a largura do aro e o pneu em torno de 70% oferece o melhor desempenho (resistência ao rolamento).

Conclusão sobre roda mais larga em pneus Gravel Bike

Para pneus/ Gravel, concluímos que o delta de desempenho entre as jantes 18C, 22C e 26C é muito pequeno. Como a maioria das bicicletas CX e Gravel modernas já vêm com aros com uma largura entre 19 e 25 mm, há pouco a ganhar.

Roda mais larga em pneus de mountain bike em aros de 18, 22 e 26mm

Agora vamos analisar o uso de roda mais larga em pneus de mountain bike. Os pneus que usamos para os testes de mountain bike foram:

  • Continental Race King Protection 55-622 (29×2,2)
  • Maxxis Aspen EXO TR 57-622 (29×2,25)
  • Vittoria Mezcal TNT G + 2.0 55-622 (29×2,25)

Hoje em dia, ainda vemos mountain bikes que vêm com aros estreitos para manter o custo e o peso da bicicleta o mais baixo possível. Os aros de 17 e 19 mm parecem ser uma coisa do passado, mas ainda vemos muitas bicicletas que vêm com aros de 21 a 25mm de largura.

Nossa seleção de roda mais larga para o teste de 18, 22 e 26mm resulta em uma proporção entre a largura do aro e o pneu entre 32% e 47% e nos dá uma boa ideia do que acontece quando você usa pneus largos em aros estreitos.

Vamos começar com a largura e altura médias dos 3 pneus de mountain bike a uma pressão de ar de 35psi / 2,4 bar.

Tamanho médio de 3 pneus de mountain bike
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro32%40%47%
Largura do pneu55,3 mm56,4 mm57,5 mm
Altura do pneu54,5 mm55,1 mm55,7 mm

O aumento da largura dos pneus da mountain bike é muito menor do que esperávamos. Ao passar de um aro de 18mm para um de 26 mm, a largura aumenta em apenas 2,2mm (0,275mm por mm). Vemos que, ao contrário da road bike e dos pneus Gravel com a roda mais larga, a altura dos pneus aumenta um pouco no mountain bike quando se usa uma roda mais larga. Este é provavelmente o resultado do ângulo da parede lateral que é bastante extremo nos aros pequenos.

Mais uma vez, começamos os testes de resistência ao rolamento com todas as combinações de aro e pneu nas mesmas pressões de ar.

Resistência média de rolamento em pressões de ar iguais
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro32%40%47%
RR 55 psi17,8 Watts17,6 Watts17,2 Watts
RR 45 psi18,4 Watts18,2 Watts17,7 Watts
RR 35 psi19,8 Watts19,5 Watts18,9 Watts
RR 25 psi22,3 Watts21,8 Watts21,1 Watts
Média de pressão igual de RR19,58 Watts19,28 Watts18,73 Watts

Sem surpresa, vemos o mesmo padrão que vimos com a road bike e os pneus de gravel. Os aros mais largos resultam em uma menor resistência ao rolamento, em parte devido ao fato de que, com a mesma pressão de ar, o aro mais largo resulta em menos deflexão do pneu.

Vamos ver novamente o que acontece quando ajustamos todos os pneus para o mesmo nível de conforto. Desta vez, os ajustes foram pequenos porque a largura dos pneus não muda muito. O aro 22C permanece nas pressões de ar padrão, + 2% para o aro 18C e -2% para o aro 26C.

Resistência média de rolamento em pressões de ar ajustadas
Largura do Aro18C22C26C
Razão da largura do aro32%40%47%
RR X Alta Pressão (56,1 – 55,0 – 53,9 psi)17,7 Watts17,6 Watts17,3 Watts
Alta pressão RR (45,9 – 45,0 – 44,1 psi)18,3 Watts18,2 Watts17,8 Watts
Pressão média RR (35,7 – 35,0 -34,3 psi)19,7 Watts19,5 Watts18,9 Watts
Baixa pressão RR (25,5 – 25,0 – 24,5 psi)22,1 Watts21,8 Watts21,2 Watts
Média de pressão ajustada RR19,45 Watts19,28 Watts18,80 Watts

Agora temos um resultado interessante! Com as pressões de ar ajustadas para que todas as combinações de pneu montadas numa roda mais larga forneçam aproximadamente o mesmo nível de conforto, os aros maiores ainda têm uma vantagem clara nos testes de resistência ao rolamento.

Ao observar as relações entre a largura do aro e o pneu, vemos que mudar de um aro estreito com uma relação de largura do aro para o pneu de 32% para um aro mais largo com uma relação de largura do aro para o pneu de 47% resulta em uma melhoria de cerca de 3% na resistência ao rolamento.

Conclusão sobre roda mais larga em pneus de mountain bike

Parece que a roda mais estreitas do que 25-26mm deveriam ser uma coisa do passado nas mountain bikes. Não só os aros mais largos resultarão em melhores características de manuseio, mas você também ganhará velocidade livre à medida que os pneus rodam com mais eficiência em aros mais largos.

Conclusão: Roda mais larga e o ganho de performance

Combinamos todos os resultados de nossos testes no gráfico acima, que fornece um excelente resumo de todos os testes de largura do aro, ou seja, numa roda mais larga.

O que descobrimos é que há apenas uma diferença muito pequena entre as diferentes larguras de aro quando ajustamos a pressão do ar para o aumento no volume do pneu que vem com uma roda mais larga.

O desempenho máximo da resistência ao rolamento parece ser alcançado quando a largura do aro está entre 65% e 75% da largura especificada do pneu. Nossa outra conclusão é que uma largura de aro que está entre 50 a 80% da largura especificada do pneu resulta em um desempenho que está dentro de 99% do desempenho de pico.

Somente quando o aro é mais estreito do que 50% da largura especificada do pneu, o desempenho começa a cair em um ritmo mais rápido. A queda é pequena, pois você ainda terá 95% do desempenho máximo quando o aro tiver uma largura de apenas 30% da largura especificada do pneu.

Portanto, devemos sempre tentar almejar uma largura de aro de 65% a 75% da largura especificada? Provavelmente não porque estamos falando apenas de resistência ao rolamento e a vantagem de desempenho de pico de 1% pode ser facilmente perdida em outras áreas do desempenho do pneu e do aro.

Além disso, esteja ciente de que nem todos os pneus têm uma banda de rodagem larga o suficiente para uso em aros muito largos. Os pneus ficarão mais quadrados em aros largos e você pode ficar sem contato, resultando em uma perda de aderência em ângulos de inclinação elevados.

É impossível fazer uma recomendação geral que cubra todas as combinações de aros e pneus que existem. Nossa recomendação seria ter como objetivo uma largura de aro de pelo menos 50% da largura especificada do pneu e, a partir daí, olhar para o pneu específico e seus próprios requisitos em relação ao ângulo de inclinação, peso, aerodinâmica, etc.

Edu Costa

Pai, Marido e Ciclista amador, praticante de MTB e Gravel que adora competições e procura novas rotas e aventuras com a bike. Acredita no poder transformador do esporte e por isso compartilha experiências e informações. Escreve sobre o ciclismo Road Bike e Mountain Bike desde 2009 em seu primeiro projeto e agora é o fundador e editor do Mountain Bike Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!