fbpx

Pré-treino, alimentação para ciclistas. Atualizado 2021

O termo pré-treino se define por toda alimentação ou suplementação ingerida pelo ciclista antes da atividade física. O pré-treino pode ser estimulante ou pura alimentação.

A alimentação pré-treino ganhou muito destaque entre os ciclistas tão logo a modalidade se popularizou no Brasil. Pedais mais longos, disputas por segmentos do Strava e as competições de mountain bike e speed levaram os ciclistas a buscarem uma forma de melhorar seus estoques de energia.

Pé-treino e ciclismo. Vamos falar de alimentação e suplementação

Hoje, ninguém mais discute a importância da nutrição pré-treino e vários atletas relatam aumento da percepção de energia após o consumo de certos tipos de alimentos ou suplementos.

Qual é o melhor Pré-treino?

Quando se fala em pré-treinos enquanto estimulantes, que geralmente são encontrados no formato de suplementos, existem algumas substancias que geralmente predominam nestes produtos.

Cafeína e Taurina

cafeína é altamente eficaz e estimula o sistema nervoso central, trazendo mais energia e disposição, além de foco e melhora do humor.

A taurina, atua na redução da fadiga, eliminando toxinas, também ajuda a prevenir câimbras e dores musculares, o que pode ser uma boa para ciclistas.

No caso da sugestão abaixo, o pré-treino CarbUp Energy Beat ainda conta com a Palatinose, um carboidrato de baixo índice glicêmico que é capaz de liberar energia gradualmente.

CARB UP ENERGY BEET® é um pó para preparo de Bebida Energética, com Beterraba – fonte natural de Nitrato – e Isomaltulose (Palatinose®), carboidrato de absorção gradual, associado à combinação de Cafeína, Taurina, Glucoronolactona e Inositol, além das vitaminas do Complexo B e importantes minerais, como Manganês, Cromo, Selênio e Magnésio.

CARB UP ENERGY BEET® é mais energia para seu dia-a-dia, e fornece na porção de 15g, 1600mg de taurina, 140mg de cafeína, 150mg de Glucoronolactona, 12mg de Inositol e apenas 30 calorias, num refrescante sabor de beterraba com laranja, com toque de gengibre!

pré-treino para ciclismo e mountain bike. o que comer e suplmentos.

Ainda podemos citar substancias presentes em outros suplementos, tais como:

Creatina

Ciclistas são atletas que podem perder massa muscular devido a atividades de longa duração e muito intensas. Por tanto, a creatina pode ser uma aliada nesse aspecto. Além disso, ela também atua na explosão de força, contribuindo para um melhor desempenho.

Nos temos um artigo completão sobre a creatina aqui, e também o vídeo abaixo. É só conferir!

Arginina

Pesquisas mostraram que a arginina aumenta a vasodilatação e pode atuar na liberação do hormônio do crescimento, contribuindo para o ganho de massa muscular.

L-Carnitina

A L-Carnitina está presente em muitos pré-treinos, pois ela ajuda na queima de gordura, transformando gordura corporal em energia. Em alguns artigos do blog Mountain Bike Brasil já falamos sobre como é importante usar seus estoques de gordura para a geração de energia e também a como estimular o nosso organismo nesse processo. Vale a pena conferir.

Como Escolher o Melhor Pré-Treino para ciclismo?

Nunca escolha um pré-treino pela fama da marca ou por ele estar na moda. Escolha seu pré-treino de acordo com seus objetivos, pois dessa forma terá mais chances de acertar no produto que vai lhe ajudar a alcançar os seus objetivos.

Pesquise um pouco sobre os componentes da formula e o que cada um deles promovem nos atletas. Veja o tamanho da porção e a quantidade que cada uma delas fornece dessas substancia.

De nada adianta um suplemento pré-treino que não te entrega a quantidade necessária para gerar os estímulos propostos. Dessa forma, a recomendação perfeita seria: procure um nutricionista e conte a ele seus objetivos e expectativas com o uso dessas substancias.

Alimentação pré-treino se trata apenas de suplementos?

Esse é um erro comum, muitos ciclistas se apoiam exclusivamente numa estratégia pré-treino pautadas no uso de suplementos estimulantes. Antes de tudo, é preciso saber que para que um suplemento gere estimulo é preciso existir energia.

Essa energia para os ciclistas e para qualquer outro individuo vem majoritária da alimentação, ou pelo menos deveria.

No vídeo abaixo, eu falo sobre várias formas em que nosso corpo pode demonstrar uma baixa de energia durante um pedal, confira.

Por tanto, quando falamos em estratégias de alimentação pré-treino, devemos pelo menos dividi-las em dois momentos.

  • A alimentação pré-treino: composta por comida mesmo, alimentos e;
  • Suplementação pré-treino: composta por suplementos de carboidratos de rápida absorção ou estimulantes.

Nessa linha de suplementos de carboidratos que lhe dão energia, mas não são necessariamente estimulantes como o CarbUp Energy Beat, podemos destacar o CarbUp Super Formula.

CARB UP® SUPER FORMULA é formulado com uma associação de carboidratos como: Maltodextrina, Dextrose, Waxy Maize, Isomaltulose (PalatinoseTM) e D-Ribose, que contribuem para um adequado suporte energético. CARB UP® contém ainda triglicerídeos de cadeia média (MCT) e um blend de vitaminas e minerais, composto por vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, magnésio, potássio, selênio e manganês. CARB UP® SUPER FORMULA é indicado para ser utilizado antes e/ou após os exercícios físicos.

Carb Up Super Fórmula é considerado um excelente pré e intra treino, pois é composto por um blend de carboidratos, tais como: Maltodextrina, Dextrose, Waxy Maize, Palatinose, Xarope de Glicose e ainda conta com um mix de vitaminas e minerais, garantindo assim energia, reposição de
eletrólitos perdidos no suor, reposição de energia durante as atividades e proporciona maior disposição.

pré-treino para ciclistas e alimentação pedal longo

Este tipo de suplemento pode ser interessante para os ciclistas, já que as substancias e a sua formula prezam por carboidratos que vão lhe dar energia mais rapidamente. Perfeito para quem tem a rotina corrida, ou até mesmo para uso como intra-treino.

Já sobre a alimentação natural, vale reforçar que para nos, é a base de todo processo de energia do nosso corpo, e que é nela que o ciclista deve concentrar suas melhores estratégias.

Quanto tempo a comida leva para virar energia?

Como já dissemos, tudo que se ingere com o intuito de promover o aumento da energia antes de um treino, é considerado alimentação pré-treino, até mesmo os suplementos. Mas, precisamos saber que os alimentos levam um certo tempo parar virar energia em nosso organismo.

Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.

Como a comida vira energia?

Os alimentos começam a ser digeridos desde a mastigação, na verdade essa é a primeira etapa do processo. O intestino delgado é a peça dos intestinos onde 90% da digestão e da absorção do alimento ocorre, o restante ocorre no estômago e no grande intestino. A função principal do intestino delgado é absorção dos nutrientes e dos minerais do alimento.

Após tudo isso, os alimentos são metabolizados e transformados em energia, e como já imagina, realmente isso leva um tempo, especialmente em alimentos mais pesados ou gordurosos.

Sugestões de alimentos que eu gosto de consumir antes dos pedais. Ressaltando, que as proteínas eu deixo preferencialmente para os longões de final de semana, esse tipo de alimento me ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

Sugestões

  • Batata-doce
  • Lanches e sanduíches leves
  • Banana ou abacate
  • Mel
  • Suplementos de carboidratos
  • Mandioca
  • Aveia
  • Óleo de coco
  • Ovos
  • Arroz
  • Massas

O que pode acontecer se não me alimentar bem?

Fraqueza, cansaço repentino e falta de energia durante o pedal pode ser sinal de baixa nos seus estoques de glicogênio muscular. Até mesmo o seu humor é afetado quando o tanque está baixo.

Já falei com vocês que, MAIS IMPORTANTE DO QUE COMER HORAS ANTES DO TREINO, é o que comeu pelo menos nas 48 a 72 horas anteriores ao seu treino ou prova.

Tudo isso interfere diretamente no seu pedal ou na sua prova, mas acima de tudo o pior efeito pode se dar nos treinos do dia a dia. Quando isso começa a acontecer, é sinal que precisa melhorar a qualidade da sua dieta, ou contar com aportes externos de energia, como os suplementos, por exemplo.

Do contrário, a cada treino sua performance vai caindo e consequentemente a sua evolução é afetada negativamente por isso. São essas refeições substanciais e de qualidade que vão repor seus estoques de glicogênio de forma apropriada e não exatamente o que acabou de comer, minutos antes do seu pedal.

Nos estocamos energia

Nos estocamos energia em forma de glicogênio no fígado, nos músculos e também existe glicogênio circulando no sangue, meio pelo qual ele é transportado.

Com a correria, é comum não termos o tempo suficiente para dar a atenção necessária à nossa alimentação. Apesar do nosso corpo sem bem eficiente em estocar energia, uma rotina de treino continua pode criar um déficit dessa energia para certas atividades mais intensas ou prolongadas, como por exemplo: O ciclismo!

É nessas horas que a suplementação pré-treino pode ser interessante para o ciclista. Pois podem ajudá-lo a manter equilibrado o seu balanço glicêmico, e até evitar que, na pressa, você se empanturre de comida antes do treino.

A Probiótica

A Probiótica é uma empresa com mais de 30 anos, líder na América Latina na produção de suplementos e que pauta o desenvolvimento de produtos baseados nos mais recentes estudos da nutrição esportiva, utilizando as melhores matérias primas do mundo, rigorosamente selecionadas e aplicadas à formulações balanceadas para auxiliar a sua performance física.

Mostrar mais

Edu Costa

Pai, Marido e Ciclista amador, praticante de MTB e Gravel que adora competições e procura novas rotas e aventuras com a bike. Acredita no poder transformador do esporte e por isso compartilha experiências e informações. Escreve sobre o ciclismo Road Bike e Mountain Bike desde 2009 em seu primeiro projeto e agora é o fundador e editor do Mountain Bike Brasil

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!