fbpx

O que é Mountain Bike ou MTB [2020]

Mountain Bike, MTB ou BTT é a bicicleta usada para a pratica do ciclismo de montanha. Versátil em trilhas de terra, estradas rurais e até mesmo na cidade.

O que é Mountain Bike?

O Mountain Bike é a modalidade de ciclismo mais popular no Brasil, seguida do Road Bike ou Speed. Mas diferente do ciclismo tradicional, no Mountain Bike a transposição de obstáculos naturais das trilhas, ou ainda artificiais faz parte do percurso.

Em Portugal, o nome mais usado é BTT, no Brasil é comum usarmos o MTB, sigla para mountain bike.

Onde se pratica o Mountain Bike – MTB

O que é Mountain Bike? MTB ou BTT

Além das trilhas, o mountain biker – ciclista que usa a bicicleta mountain bike, também pedala por estradões, estradas rurais, aceras e rodovias e ruas urbanas.

Por tanto, a bicicleta mountain bike é muito versátil, dai o nome BTT, que significa bicicleta para todos os terrenos.

Além disso existem os chamados Bike Parks espalhados pelo mundo todo, nestes locais a estrutura é projetada para receber diversas modalidades do MTB, como o Enduro, Trail e Dwonhill.

Condicionamento físico para praticar Mountain Bike

Para praticar o mountain bike num nível iniciante não é preciso muito condicionamento físico ou ser um atleta treinado. Para a maioria dos pedais mais leves o condicionamento de uma pessoa normal já é suficiente.

Já os praticantes mais avançados desenvolvem muita habilidade, resistência e força. Encaram grandes subidas e distancias que realmente impressionam todos que não estão no esporte.

O que é Mountain Bike? MTB ou BTT

O ciclismo Mountain Bike pode muitas vezes exigir um planejamento mínimo, especialmente quando em longas distâncias por locais isolados.

O ciclista do MTB deve considerar o desenvolvimento de algumas técnicas de auto-suficiência, especialmente para realizar pequenos reparos na bicicleta.

Quando surgiu o Mountain Bike

Em 1950, na Califórnia nos Estados Unidos vem os primeiros e mais consistentes relatos da pratica do ciclismo mountain bike. Como uma brincadeira, essa modalidade do ciclismo começou a ganhar força e novos adeptos.

Entre os pioneiros estão nomes como:

  • James Finley Scott – atribui-se a ele a primeira modificação de uma bike para andar na terra e descer colinas em 1953;
  • Tom Ritchey;
  • Gary Fisher
  • Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer # 1 em outubro de 1977.

Tom Ritchey e Gary Fisher foram pioneiros e até hoje são aclamados pelos praticantes do MTB. Criaram as primeiras produção em série de componentes e posteriormente as suas próprias bikes nas marcas Gary Fisher e Ritchey;

Como faço para saber quantas marchas tem a bicicleta?

É muito simples saber quantas marchas tem uma bicicleta, por exemplo. Se a catraca ou K7 tem 7 velocidades (só contar quantos cogs, coroas ou engrenagens) e o pedivela tem duas coroas, basta multiplicar 2×7 – 14 marchas.

O que é Mountain Bike? MTB ou BTT

Por tanto:

  • 01 coroa no pedivela x 10 cogs no K7 = 10 velocidades;
  • 02 coroas no pedivela x 10 cogs no K7 = 20 velocidades;
  • 01 cora no pedivela x 12 cogs no K7 = 12 velocidades.
O que é Mountain Bike? MTB ou BTT

Para que serve uma mountain bike?

A bike de MTB ou Mountain Bike é a mais popular no Brasil. Grande parte disso se deve a sua grande versatilidade e por apresentar modelos que vão da faixa de preço de R$ 600,00 até mais de R$ 80.000,00.

Com uma mountain bike você pode desde comprar pão na padaria, até se lançar em grandes viagens e bikepakings pelo mundo. Rodar em trilhas, estradas rurais e até no asfalto.

O que é Mountain Bike? MTB ou BTT

O que eu preciso para praticar mountain bike?

Se as trilhas da sua região forem leves como os estradões rurais, até mesmo uma bike simples vai lhe atender.

Já para trilhas mais duras ou terrenos mais acidentados uma bike mais reforçada e especifica é recomendado.

O que é Mountain Bike? MTB ou BTT

O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade. Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência.

Também é altamente recomendado o uso de equipamentos de segurança, como capacete, luvas e óculos. Estes itens podem fazer toda diferença na sua segura.

Considere também um kit de reparos mais básicos para a sua bicicleta e aprenda a fazer pequenos reparos, como remendar pneus e emendar uma corrente.

Uma ou duas garrafilhas com água e um pouco de comida leve, como barrinhas de cereal ou mariola pode ser interessante. Sempre leve um documento e um pouquinho de dinheiro.

Como funciona mountain bike?

Assim como numa bike comum, o ciclista precisa sentar-se ao selim e pedalar para gerar o movimento.

Os pedais movimentam a coroa ou as coroas ligadas ao pedivela que por sua vez através da corrente transfere energia para o K7 ou catraca que faz a roda girar.

O movimento é bloqueado e a bicicleta é parada através dos freios, que nas mountain bikes ficam nas pontas dos guidões e são acionados por mantes.

Mountain bike podem possuir suspensões ou amortecedores ou ainda um garfo rígido, especialmente nas bicicletas mais simples.

Bicicletas mountain bikes podem possuir um sistema de cambio que troca marchas deixando a pedalada mais favorável para subidas ou para ganho de velocidade.

Avaliação: 5 de 5.

Mostrar mais

Edu Costa

Pai, Marido e Ciclista amador, praticante de MTB e Gravel que adora competições e procura novas rotas e aventuras com a bike. Acredita no poder transformador do esporte e por isso compartilha experiências e informações. Escreve sobre o ciclismo Road Bike e Mountain Bike desde 2009 em seu primeiro projeto e agora é o fundador e editor do Mountain Bike Brasil

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!