fbpx

Montanhas Race E-MTB Pedal Power tem vitória de Knob e presença de lendas do esporte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Em clima de festival, competição com formato inovador para bicicletas elétricas aconteceu no último fim de semana em Jundiaí, São Paulo 

No último fim de semana, entre os dias 19 e 21 de novembro, a Escola de Bike do Feio, localizada na cidade paulista de Jundiaí, foi palco do Montanhas Race E-MTB Pedal Power, competição com formato exclusivo inédito para bicicletas elétricas. A disputa foi idealizada por Thiago “Feio” Velardi, piloto profissional, organizador de eventos e um dos principais construtores de trilhas do Brasil.  

Créditos: Cassio Sanchez 

Durante dois dias de corrida e um de reconhecimento, cerca de 30 pilotos de E-MTB disputaram guidão a guidão, em quatro categorias distintas, o título de atleta de bicicleta elétrica mais completo do país.

Depois de competições de Enduro e Tomadas de Tempo no sábado e um Dual Eliminator seguido de um E-XCO no domingo, o piloto Diego “Knob” Neumann, confirmou a excelente fase ao vencer a classificação geral na Pro, mesmo correndo com uma elétrica sem suspensão traseira –  o rider da Sense Factory Racing somou 40 pontos, superando Jonathan dos Santos e Pedro Rabelo, ambos com 28 pontos.

Créditos: Cassio Sanchez 

“Foi um formato muito inovador, que realmente desafia o biker a estar com todas as habilidades em dia, tecnicamente e fisicamente falando”

explicou Knob.

“As provas demandam todos os tipos de exigências, e o piloto tem que ser técnico nas descidas, nas subidas, ter uma boa resistência e também estar com volume de treino, já que são dois dias de prova, mais a sexta-feira de reconhecimento. Além disso, é preciso saber disputar ombro a ombro na prova de dual”

complementou.  

Créditos: Cassio Sanchez 

Segundo Thiago, o evento serviu para explorar as possibilidades da E-Bike de forma diferenciada:

“Muita gente que anda de E-Bike apenas usa a bicicleta para fazer o rolê convencional, com mais velocidade e menos força. Com o evento, muita gente percebeu que dá para fazer mais com a elétrica, já que ele mostrou que a E-Bike pode subir em lugares mais difíceis, com uma intensidade maior”

explicou Velardi, que teve sua percepção confirmada por participantes e patrocinadores. 

“Apoiar um evento inovador, que contempla apenas E-Bikes é importante, pois para esse tipo de rolê, apesar do alto custo, elas são as bikes que mais fazem sentido. Hoje ainda temos muitos obstáculos para que mais riders tenham uma E-Bike, mas com o passar do tempo, os esforços de vários grupos surtirão efeito e as bikes ficarão um pouco mais acessíveis”

afirmou Daniel Aliperti, fundador da Pedal Power, principal patrocinadora do evento. 

Créditos: Cassio Sanchez 

“Além do interesse em apoiar um evento exclusivo para as assistidas, também levamos em conta toda a contribuição que o Feio faz para quem pedala nessa região. E tem mais, logo logo o “parquinho” vai estar com estrutura para muitos aproveitarem, e tem a Escola do Feio que é muito importante para permitir que mais e mais riders possam evoluir e curtir melhor os saltos, curvas e subidas desafiadoras”

complementou Daniel. 

Formato inovador, clima de festa e participação de lendas do esporte

Construída em um terreno compacto, mas com um enorme aproveitamento do espaço, a Escola de Bike do Feio funcionou como uma verdadeira arquibancada do MTB durante o Montanhas Race E-MTB Pedal Power. A grande visibilidade para o público e o formato inovador da prova renderam elogios dos riders e dos acompanhantes. 

Créditos: Cassio Sanchez 

“O fim de semana foi legal demais, a galera curtiu, e as quatro disciplinas funcionaram muito bem, mas o mais legal foram as eliminatórias com circuito adaptado. Tivemos muitos pegas legais, e a galera podia ver o circuito inteiro. O XCO também foi bem legal neste sentido, principalmente porque todas as categorias largaram juntas”, afirmou Feio.  

afirmou Feio.  

“A maioria dos festivais de mountain bike ou são voltados mais para a gravidade, ou mais para o lado do cross-country. A E-Bike possibilita unir todas as tribos, todo mundo andando bem, mas cada um levando vantagem em sua área. No fim, todo mundo se divertiu bastante”

complementou. 

Créditos: Cassio Sanchez 

Além disso, em clima de festa e confraternização, o fim de semana foi repleto do verdadeiro espírito do rolê, da curtição e da diversão raiz do mountain bike, inclusive contando com a presença de lendas do esporte no Brasil como Luciano “Kdra” Lancellotti e Caio Salerno – acumulando décadas de conhecimento combinado, a dupla participou do desenvolvimento do regulamento técnico da competição. 

“A prova foi muito inovadora, com quatro competições em um festival de bikes elétricas”

comentou Salerno, que de quebra ainda levou a disputa na classificação geral na categoria Master.

Créditos: Cassio Sanchez 

“Uma disputa muito inclusiva, para participantes de todas as modalidades. O cara do Enduro curtiu para caramba a prova, mas foi mais exigido fisicamente, e o cara do cross-country também, mas foi mais exigido tecnicamente. Esse crossover das modalidades foi a grande inovação do Montanhas Race E-MTB”

complementou Salerno.

Créditos: Cassio Sanchez 

“O dual de elétricas foi interessantíssimo, já que até hoje só existia dual na descida. O dual elétrico com duas descidas e duas subidas exigiu bastante explosão, mas também da parte técnica na subida e na descida. Foi divertidíssimo, e acredito que todos os proprietários de E-Bike iriam adorar. Vemos o ano que vem com bons olhos, inclusive na realização de uma Copa mais extensa”

finalizou Salerno, que além de uma grande história como atleta foi responsável pelo desenvolvimento técnico em diversas marcas importantes no cenário nacional da bike. 

Ampliando as possibilidades do rolê

Ao longo dos anos, o experiente Luciano “Kdra” tornou-se uma das maiores autoridades do Brasil em bicicletas elétricas. Sempre trabalhando pelo desenvolvimento do MTB, Kdra também elogiou bastante a prova, reforçando o caráter inovador do formato do Montanhas Race E-MTB Pedal Power. 

Créditos: Cassio Sanchez 

“As super bicicletas, que são as elétricas, precisam de provas com uma concepção diferente do MTB Convencional. O Thiago é um cara que tem a vivacidade para inovar, mas também é muito raiz. Por isso, como biker e e-biker, ele conseguiu unir 4 experiências diferentes, em uma área pequena, sem ser repetitivo”

comentou Kdra.

“Ele mostrou que um super rolê de E-MTB não precisa de um espaço gigantesco. É como um autorama com eventos variados, e o dual foi muito especial, por ser curto, intenso e com largada ombro a ombro. O formato potencializa muito o desenvolvimento do esporte”

complementou.

Créditos: Cassio Sanchez 

“Todos os participantes tiveram duas grandes oportunidades: se divertir e evoluir o rolê, já que a cada volta você aprende um detalhe e fica melhor. A última prova ser o E-XCO foi ainda mais legal, já que ela exigiu 100% dos pilotos”

finalizou.

Próximos eventos já estão no horizonte

Com a conclusão de boa parte da estrutura de trilhas da Escola de Bike do Feio e o sucesso do Montanhas Race E-MTB Pedal Power, Thiago Velardi já está trabalhando na realização de novas competições no local, não só para as elétricas, mas também para outras modalidades do mountain bike.

Créditos: Cassio Sanchez 

“A galera ficou impressionada com o que construímos em um espaço tão compacto. No fim, deu tudo certo e todos já estão empolgados para as próximas. Os patrocinadores adoraram e já estamos planejando mais eventos, inclusive para o ano que vem”

comentou Thiago.

“Além da competição, tivemos um festival de confraternização. Apesar do pessoal estar competindo, o astral estava muito bom. O local é agradável, tivemos uma boa infraestrutura com sombra, alimentação, banheiro, água, estacionamento, fácil acesso e um incrível visual no fim da tarde”

complementou o piloto, organizador e construtor de trilhas.

Créditos: Cassio Sanchez 

“Queremos fazer não só provas para E-Bike, mas também para outras disciplinas do MTB com bicicletas normais, crianças, clínicas de pilotagem e tudo mais que conseguirmos organizar ali”

finalizou.

No dia 18 de Dezembro, acontece o  Montanhas Race Enduro 2021 Busca Vida, evento que é pioneiro do Enduro MTB no Brasil que irá acontecer pelo 9º ano consecutivo, com inscrições para pilotos com bikes convencionais ou elétricas.

O Montanhas Race E-MTB Pedal Power contou com os patrocínios de Pedal Power, Jam Bike, Bike Hotel Serra do Japi, Bicygo e Relm Bikes.

Montanhas Race E-MTB Pedal Power – Top 3

Pro

1 – Diego Neumann os

2 – Jonathan dos Santos

3 – Pedro Rabelo

Mater Pro

1 – Luis Altenfelder

2 – Vicente Neto

3 – Paulo Caixeta

Master

1 – Caio Salerno

2 – Paulo Souss

Feminino

1 – Laura Aliperti

Mais informações no Instagram do Montanhas Race 

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

comenta ai :)

Deixe uma resposta

Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!