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Isotônico Caseiro Natural. Receita para Ciclistas e Corredores

Como fazer seu Isotônico Caseiro com uma receita simples e com tudo que tem em casa. Nesta Receita vamos te ensinar a ficar hidratado sem gastar muito.
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Como fazer seu Isotônico Caseiro com uma receita simples e com tudo que tem em casa. Nesta Receita vamos te ensinar a ficar hidratado sem gastar muito.

Já falamos aqui no Blog sobre o que acontece com o nosso corpo quando ficamos desidratados e quanto você perde rendimento por este motivo.

Em alguns casos podemos perder até 30% de rendimento e se ficou preocupado, saiba mais neste artigo Hidratação no Ciclismo e Corrida e a sua Importância.

Receita de Isotônico Caseiro

Acompanhe no vídeo a forma de preparo e mais abaixo a receita completa de isotônico caseiro para praticar esportes. No vídeo também passo a receita dessa bebida isotônica, ou como alguns chamam: Gatorede Caseiro.

Somente no vídeo, você também vai ver uma forma de turbinar a sua bebida isotônica natural sem gastar muito. Vale a Pena!

Ingredientes para o Isotônico Caseiro Natural

● 1 litro de água filtrada e gelada;
● 1/2 limão Taiti.
● 20 gramas de Açúcar – Você pode substituir por um açúcar mais saudável de sua preferencia e;
● 3 gramas de sal refinado – Pode ser substituído por outro tipo de sal também.

Espere que os ingredientes se misturem bem, volte o frasco para a geladeira e já está pronto.

Como tomar seu Isotônico ou Gatorade Caseiro?

Normalmente o corpo possui um limite de líquidos que consegue ingerir com eficiência por hora. Dessa forma, evite tomar grandes quantidade de uma única vez.

Novamente torno a indicar o artigo
Hidratação no Ciclismo e Corrida e a sua Importância, pois lá ainda falo das estratégias de hidratação pré, durante e pós evento.

Antes de um evento importante eu gosto de tomar pouco mais de 120ml por vez, separadas de 15 ou 20 minutos. Não há uma regra, quando me sinto cheio eu salto uma dose dessas.

Durante o evento, eu procuro ingerir cerca de 500ml de liquido a cada hora, e se o dia está quente, aumento esse consumo.

Está é a forma que se mostrou mais eficiente para mim. Entretanto, sabemos que cada organismo tem uma demanda ou de energia, ou de liquidos diferente. Por isso, procure a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais indicado para te ajudar neste aspecto.

A hidratação com bebidas isotônicas faz diferença?

Nem precisamos dizer o quão é importante para todos mantar uma hidratação adequada. Entretanto, para os praticantes de atividades físicas, como ciclistas e corredores a atenção deve ser maior.

Em climas quentes como o nosso, não importa se é ou não verão, regule sua hidratação de acordo com a temperatura e não com as estações do ano.

A água pura é muito eficiente em nos hidratar, porém, se você já é um praticante avançado, ou mesmo um iniciante tome cuidado. Nas atividades ao ar livre que ultrapassam uma hora, como é comum no ciclismo e no Mountain bike uma bebida isotônica pode fazer diferença sim.

E são estes pequenos cuidados que podem fazer toda diferença em seus treinos de ciclismo e até mesmo nos passeios de bike com sua turma. Ajude seu corpo a evitar cãibras, não perca rendimento e nem superaqueça seu corpo apenas se hidratando.

O que são os Isotônicos?

Os isotônicos são bebidas industrializadas ou caseiras que em sua principal característica deve ser capaz de suprir nosso corpo com sais minerais e carboidratos. Afim de nos manter com um balanço hidreletrolítico equilibrado.

São ricas em sais minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio e outros. E por isso são eficientes em nos ajudar a repor os estoques destes minerais, além disso, sua formula se equivale ao plasma humano.

Em bebidas isotônicas que contem boa quantidade de glicose ainda é percebido uma ajuda na manutenção dos estoques de energia do nosso corpo.

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