fbpx

Treino para Ganhar Resistência no Ciclismo MTB. Conheça a Importância

Porque fazer Treino para Ganhar Resistência no Ciclismo MTB é tão importante e porque eles te ajudam a ficar mais resistente e rápido. Descubra neste artigo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Porque fazer Treino para Ganhar Resistência no Ciclismo MTB é tão importante e porque eles te ajudam a ficar mais resistente e rápido. Descubra neste artigo.

Já falei com vocês sobre como pode ser importante pedalar com alguém mais veloz do que você e de como isso pode te ajudar a ficar mais rápido.

Hoje quero falar sobre como andar devagar também pode deixa-lo mais rápido. Isso mesmo, “ir devagar para ir mais rápido”.

E se não bastasse, de como isso vai te ajudar a ganhar resistência para os pedais longos e poder andar melhor naquelas provas e nos passeios.

Ganhar Resistência no Ciclismo e no Mountain Bike

As pessoas que mais vi falando enfaticamente sobre isso foram treinadores famosos como Nuno Cobra ou Chris Carmichael e atletas como Craig Alexander.

Aliás foi Craig ajudou a popularizar a expressão Leão de Treino, que se refere aos caras que nos passeios e nos treinos são rápidos transformando aquilo numa competição, mas nas provas nem aparecem nas fotos.

Ele dizia que o que te quebra não é a distância, e sim a intensidade. Pura verdade!

Para muitos fisiologistas do exercício os passeios para ganho de resistência não deveriam passar de algo próximo de 65% da frequência cardíaca de reserva.

Seja para competição ou para passeio, não pense que treinar mais leve não traz benefícios para você. Isso não poderia estar mais errado.

Benefícios dos treinos leves para ganho de resistência

A lista dos benefícios de um treino para ganhar resistência é realmente grande. Estes passeios leves muitas vezes ainda agregam outros aspectos, como os sociais por exemplo, como abordei no vídeo.

Mas vamos começar a pontuar então pelo menos os principais benefícios e vantagens do treino mais leve ou na Zona 2 para ganho de resistência.

Ganhar Resistência no Ciclismo

1 – Aumento e Otimização das Mitocondrias

Podemos começar pela importância de aumentar a quantidade de mitocôndrias no nosso organismo.

As mitocôndrias são as usinas de energia do nosso corpo e os pedais longões estimulam a produção de mitocôndrias, e melhoram a eficiência das já existentes.

2 – Melhora da vascularização e capilarização dos vasos snguíneos

Os treinos longos também melhoram a vascularização e promovem capilarização dos vasos sanguíneos. Ou seja, novas arterias serão construídas e mais sangue, oxigênio e nutrientes serão transportados para os nossos musculos.

Por acaso já viu aqueles ciclistas com as pernas cheias de veias? Pode ter certeza, ele não construiu aquilo tomando vasodilatador, aquilo é forjado a estradão, alimentação e chá de selim.

3 – Os longões melhoram o consumo de gordura como fonte de energia

Uma coisa eu falo sempre, pedal longo na frequência correta ensina nosso corpo a utilizar mais gordura como fonte de energia.

Então você para de depender tanto do glicogênio estocado em nosso organismo. Quanto mais eficiente você fica nisso, mais eficiente em queimar gordura se torna.

E uma vantagem secundaria disso do treino para ganhar resistência no ciclismo, e não menos importante é que você poupa o combustível nitro para os momentos certos, explosivos ou decisivos.

Certa vez eu li que depois de adaptados, num passeio aeróbico usamos aproximadamente 80% da energia vindo da gordura e só 20% do glicogênio estocado. Pra quem quer emagrecer, olha que noticia excelente.

Então agora imagina conseguir fazer isso de forma eficiente por um longo período de tempo.

4 – Nos longões você consegue aprimorar a técnica da pedalada

Num treino para ganhar resistência, num ritmo controlado em Zona 2 por exemplo, você também consegue dar mais atenção para técnica da pedalada.

De quebra, ainda consegue perceber melhor como está a sintonia entre músculos, cardiorrespiratório e mente.

Consequentemente, você vai aperfeiçoar a técnica também, e vai atingir aquilo que chamamos de pedalada redonda.

5 – Treinos longos para introspecção e reflexões

Use os pedais longos para passar um tempo com você mesmo. Pensar, refletir e tomar decisões.

São passeios perfeitos para dar uma pensada e refletida, tenho certeza que você já se pegou ali introspectivo sobre a bike, viajando. Isso é bom, costumo dizer que é bom passar um tempo com você mesmo.

6 – Trabalhe as fibras certas dos seus músculos nos treinos longos

Os músculos não são uma massa de carne formada por um único tipo de fibra. Existem vários tipos de tecidos que formam os nossos músculos, e de acordo com cada função um músculo pode ter mais força ou mais resistência.

Resumindo bem, temos as Fibras Vermelhas são mais resistentes e suportam as atividades de longa duração.

Já as Fibras Brancas, são as fibras responsáveis por explosão e força pura. Exemplo: são as mais eficientes num sprint ou quando você levanta uma botija de gás aí na sua casa.

Dito isso, faz todo sentido trabalhar no treino de resistência as fibras que realmente são mais eficientes para longa distância. Faz sentido?

7 – Pedal longo é uma ótimo oportunidade de socializar com outros ciclistas

Você pode ganhar resistência no ciclismo com os pedais longos e ainda aproveitar uma boa oportunidade que a bike lhe trás.

Na vida as vezes tomamos caminhos diferentes. De repente você começou a tomar gosto por competições. Então, é natural querer treinar só ou mais forte com foco nos seus objetivos.

Entretanto, aproveite os pedais mais longos para treinar resistência e dar aquele passeio com a turma que você começou a pedalar lá atrás. Rever os amigos, bater foto, bater papo e ainda com esses benefícios que já falamos.

Conclusão e assuntos do próximo artigo sobre como Ganhar Resistência no Ciclismo

Num próximo artigo/vídeo, vou trazer dicas destes tipos de treinos. Vou pegar isso com a WB Sports, do Wendel Balarini, que é meu treinador.

Uma curiosidade, certa vez li que Nino Schurter dizia fazer 80% dos treinos dele eram leves e só 20% eram super intensos. Já o Absalon falava em 85% de treinos de resistência e 15% de treinos de altíssima intensidade.

Ganhar Resistência no Ciclismo

Dai já podemos ter uma ideia de como é importante fazermos treino para Ganhar Resistência no Ciclismo Mountain bike.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

comenta ai :)

Deixe uma resposta

Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!