fbpx

Esporte como base de transformação: Projeto Incentivado promove inclusão social através do ciclismo em Joinville-SC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Com apoio da Isapa, equipe de jovens atletas tem excelentes resultados na temporada.

Um projeto de transformação e inclusão social de jovens através da bicicleta. Assim é possível resumir um pouco o que é o Projeto Incentivado Ano I, que conta com a Equipe Joinville Ciclismo. Iniciado em 2015, à época era apenas um sonho, mas que aos poucos vem se tornando realidade. Saiba mais sobre ele e veja como a bicicleta pode ajudar a mudar vidas.

Equipe Joinville Ciclismo

Inclusão social e desenvolvimento humano

De acordo com Marcio Ricardo Kopp, presidente da Associação Joinvillense de Ciclismo, a cidade já foi um grande celeiro de equipes de ciclismo. A ideia desde o início era uma só: a renovação através das categorias de base era o grande objetivo.

O projeto tem foco na alta performance nas pistas, porém o objetivo maior mesmo é a transformação de jovens enquanto seres humanos, para se tornarem pessoas longe da situação de vulnerabilidade social.

Isapa oferece apoio com produtos da Absolute, Giro e Kenda

Com o apoio da Isapa, via Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto vem se desenvolvendo e ganhando corpo. Hoje, a Equipe Joinville Ciclismo conta com 6 jovens atletas: são 4 meninos e 2 meninas, com idade entre 14 a 17 anos.

“Mostramos que nosso projeto visa a renovação do ciclismo, sim, mas através da boa conduta, da seriedade, da responsabilidade, da dedicação e da humildade. Tenho certeza de que, juntos, podemos mostrar que o ciclismo pode estar nos holofotes novamente com grandes atletas e seres humanos”

comenta Kopp.

Dentro desse contexto, segundo ele, a Isapa tem um papel fundamental no projeto: a empresa contribui diretamente com essa transformação dos atletas, além de proporcionar uma estrutura melhor para as competições, disponibilizando à equipe produtos de altíssima qualidade.

Representante Isapa – Rudimar Farias dos Santos

Atletas da equipe recebem alguns dos melhores equipamentos de ciclismo para buscarem os resultados nas pistas: capacetes Giro, pneus e câmaras de ar da Kenda, além de acessórios da Absolute.

A parceria entre Isapa e o Projeto Incentivado Ano I fortalece muito o ciclismo nacional e promove, acima de tudo, a inclusão social de jovens que talvez não tivessem acesso a oportunidades como esta. Além disso, incentiva outras empresas e atletas a acreditarem no esporte e no ciclismo brasileiro formas de inclusão e mudança de vida.

O projeto foi desenvolvido para 5 anos. Para que tenha continuidade no futuro, o apoio de empresas como a Isapa é fundamental, seja por Lei de Incentivo ao Esporte ou patrocínios e outros tipos de investimento.

Primeiro Campeonato Brasileiro e próximas etapas

Em decorrência da pandemia, as competições foram interrompidas momentaneamente. Houve uma retomada em julho de 2021 e, no último final de semana, o grande objetivo foi concluído com sucesso: a equipe Equipe Joinville Ciclismo disputou o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio, que aconteceu na cidade de Londrina-PR.

Na primeira prova dos atletas, uma participação com excelentes resultados: na modalidade de Estrada, na categoria juvenil feminina, 3° lugar para Nicole dos Santos e um 3° lugar também para Allan dos Santos, na infanto-juvenil masculina.

Equipe Joinville Ciclismo – Capacetes Giro e óculos Absolute

Já na prova de Contrarrelógio, um duplo vice-campeonato de Nicole e Allan, nas respectivas categorias. Além de um 3° lugar para Mirelly dos Santos, também na infanto-juvenil feminina, e um 4o lugar para Lucas Barbosa na juvenil masculina.

Além dessa prova que marca a volta às atividades, a equipe se prepara para o Campeonato Estadual local, com 3 ou 4 etapas para acontecer até o final do ano.

“Temos em vista alguns planos para o futuro, como a participação na Vuelta de Codecan, no Uruguai, e uma prova organizada pelo nosso projeto aqui em Joinville, em 2022. Além disso, pretendemos fazer eventos pontuais com nossos patrocinadores, como pedais na cidade. Nosso objetivo é desenvolver diferentes ações sociais para ajudar a comunidade carente e para darmos continuidade a esse sonho contamos com a Isapa nessa jornada.”

complementa.

O que é a Lei de Incentivo ao Esporte?

A Lei nº 11.438/06, ou Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportiva distribuídas por todo o território nacional.

Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, além de garantir o suporte necessário para que aos atletas de alto rendimento possam participar e representar o Brasil em competições nacionais e internacionais. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

comenta ai :)

Deixe uma resposta

Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!