fbpx

Creatina Para Ciclistas é Bom? Conheça os Benefícios pro MTB e Speed

Creatina é um suplemento que aumenta a força dos atletas, especialmente em esportes de explosão. Mas Creatina para ciclistas é bom e da mais força ao biker?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Creatina é um suplemento que aumenta a força dos atletas, especialmente em esportes de explosão. Mas Creatina para ciclistas é bom e da mais força ao biker?

Creatina para ciclistas é bom mesmo e se vale a pena? Vamos responder isso neste vídeo e também como tomar e qual a sua indicação. Além disso vamos falar um pouco sobre os benefícios para os ciclistas, sejam eles de MTB ou mesmo speed.

Creatina Para Ciclistas

Já respondendo, a creatina é um bom suplemento e todos os esportistas podem obter ganho com o seu consumo. Antes pensava-se que somente atletas de força e explosão poderiam se beneficiar.

Já sabemos hoje que até mesmo esportes como o ciclismo, que é na maior parte aeróbico também tem momentos de força extrema onde a creatina pode ajudar os ciclistas.

O que é Creatina?

Creatina é um aminoácido usado como um dos suplementos mais consumidos por quem quer maior força e resistência nos treinos. Aproveitando, temos um artigo muito bacana com Dicas Para Ganhar Resistência no Ciclismo.

Está entre os suplementos mais estudados com inúmeros artigos a respeito dos seus benefícios e efeitos colaterais.

A Creatina está entre os suplmentos com menor efeitos colateriais e amplamento recomendando por nutricionistas.

Alguns estudos mostram que esta suplementação também pode ser interessante para outras fins além dos esporte. Por exemplo, para preservar a massa muscular em idosos e para a prevenção doenças como Parkinson, Huntington e Alzheimer.

Como Tomar Creatina?

Creatina Para Ciclistas é Bom?

Normalmente comercializado em pó, a Creatina pode ser tomada após a consulta com um Nutricionista. Além do pó, o suplemento também é encontrado na opção de capsulas.

Atualmente se fala em ciclos de creatina, mas também no uso contínuo com doses menores. A forma mais comum de ingestão é com o pó tomado junto com água ou um suco de frutas, pois a glicose ajuda na absorção da Creatina. Realmente, nunca vi uma forma diferente de tomar esse aminoácido, por tanto a creatina para ciclistas é tomada da mesma maneira que em outros esportes.

Qual a Quantidade de Creatina Recomendada?

Creatina Para Ciclistas é Bom?
Foto de Boris Stefanik em Unsplash

Somente um Nutricionista pode receitar a creatina para ciclistas e outros atletas. Este profissional fornece a recomendação de doses ideais de creatina para cada individuo. Contudo, embalagens dos produtos falam em doses de Creatina de 3 a 5 gramas diárias.

Seguindo a orientação de um nutricionista essa dose pode chegar em média até 6 gramas, por exemplo. Porém, isso pode variar de indivíduo para indivíduo.

Pra que serve a Creatina?

Uma das principais funções da Creatina é regenerar o ATP, ou seja, ajuda na produção de energia reciclando os substratos metabólicos. Dessa forma, otimizando a utilização do ATP (trifosfato de adenosina) o indivíduo que faz uso regular da Creatina experimenta um crescimento notável da força e da resistência a mais repetições na academia, por exemplo.

A Creatina para Ciclistas pode ser interessante, pois o aumento da força pode resultar em mais potencia da pedalada nos momentos explosivos. Reforçando, o uso de Creatina no ciclismo vai se converter posteriormente em mais potencia e explosão muscular.

Por isso que a Creatina para Ciclistas é amplamente recomendado por treinadores e nutricionistas.

Qual melhor horário para tomar Creatina?

Creatina Para Ciclistas é Bom?

Não há um consenso nos estudos, alguns resultados mostram vantagens no consumo de creatina antes do treino de ciclismo, outros mostrar que após o pedal é uma boa alternativa. E ainda uns acreditam que isso é indiferente.

Se me permitem uma sugestão de usuário e atleta, diria o seguinte: Eu tomo depois dos treinos junto com algum carboidrato para otimizar a absorção. Ao mesmo tempo que isso já contribui para a reposição da energia.

Em seguida, tento consumir proteína para otimizar ainda mais os resultados da Creatina para ciclistas eu penso que está em uma boa forma de tomar esse suplemento.

Creatina para Ciclistas. Devo tomar Creatina todos os dias?

Como já dito acima, sim, o uso é diário. Somente após as quantidades de Creatina atingirem níveis satisfatórios é que seu benefício realmente começa a ser percebido. Contudo, essa reação é rápida e para muitos o efeito é percebido em até três dias em alguns casos.

Riscos ao ingerir Creatina para Ciclistas em excesso

Realmente a Creatina para Ciclistas é um suplmento muito seguro, conforme os estudos já demonstram. Entretanto, o consumo em excesso pode causar alguns problemas.

Todavia, ingerir altas doses de creatina, superior a 10 gramas em cada dose, pode levar a uma série de complicações. Algumas delas são: dores no estômago, náuseas, diarreia e problemas cardíacos.

Em excesso, a Creatina para Ciclistas pode se converter em creatinina nos rins e levar a toxicidade e insuficiência renal.

Alguns especialistas entretanto, afirmam baseados em estudos que a Creatina pode não afetar os rins. Apensar de como dissemos, ser um suplemento muito estudado, mais testes ainda se fazem necessários. Algumas pesquisas também tem apontado que em excesso a creatina pode afetar a saúde do fígado.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

comenta ai :)

Deixe uma resposta

Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!