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Creatina no Ciclismo. Fique Mais Rápido e Mais Forte com a Creatina (Vídeo 2020)

Creatina é composta por aminoácidos e comprovadamente aumenta a força de atletas. Veja como os Ciclistas podem ficar mais rápidos e fortes tomando a creatina.

A Creatina pode ajudar o ciclista especialmente nos momentos de fortes e rápidas explosões musculares.

O que é Creatina e como ela pode ajudar o ciclista?

creatina é uma substância produzida em nosso organismo pelo fígado, e fornece a energia necessária aos nossos músculos. É transportada pelo sangue aos músculos onde será convertida em fosfato de creatina. Estando pronta para ser queimada durante atividades físicas intensas.

O fosfato de creatina contem muitas moléculas de fosfato, que por usa vez auxiliam na rápida produção de energia.

A Cretina para os ciclistas de MTB ou Road bike pois facilita a reciclagem da ATP, uma das principais fontes de energia das células para exercícios pesados ou de alta intensidade.

Seu principal efeito é o aumento das nossas reservas de fosfocreatina nos músculos. E os benefícios mais perceptíveis para os ciclistas são nos estímulos de alta intensidade e de elevada potência.

Creatina para Ciclistas – Vídeo com Nutricionista Aline Faé

Creatina ajuda a evitar a perda de músculos dos ciclistas

O ciclismo é uma atividade física muito intensa, e por vezes de longa a longuíssima duração. Evitar o catabolismo sempre foi uma preocupação dos atletas, e não é diferente com os ciclistas.

A creatina pode ajudar o ciclista nete aspecto, pois promove aumento significativos na massa muscular. Isso se aplica tanto aos indivíduos não treinadores quanto aos atletas de elite.

A creatina pode ajudar os ciclistas a ganhar musculos de várias formas diferentes, tais como:

  • Creatina aumenta as reservas de fosfocreatina no cérebro;
  • Altera vários processos celulares que levam ao aumento da massa muscular;
  • Aumenta a força dos ciclistas e;
  • Auxilia a recuperação do ciclista;
  • Aumenta a carga de trabalho nos treinos de ciclismo;
  • Auxilia a estimulação celular para reparar os músculos;
  • Ajuda na síntese proteica e crescimento muscular;
  • Aumenta os hormônios anabólicos;
  • Aumenta a hidratação celular;
  • Minimiza a degradação de proteínas e;
  • Reduz os níveis de miostatina.

Cuidados com a Creatina para ciclistas

Em muitos casos, a suplementação promoveu um grande aumento da massa muscular nos ciclistas, o que não é de todo ruim.

Entretanto, para alguns ciclistas ou pelos menos em algumas fases dos treinos isso não pode ser muito positivo. O aumento da massa muscular, apesar de vir sempre seguido do aumento da força também trás mais peso. Esse peso extra no curto prazo pode representar a diminuição do coeficiente de watts/kg do ciclista.

Por tanto é altamente recomendado que consulte o seu nutricionista e observe com seu treinador a sua periodização de treinos e suas provas alvos. Dessa forma ela pode ajudar o ciclista a chegar num evento no melhor da sua forma.

Creatina funciona em ciclistas de estrada e mountain bike XC?

Como já dissemos, esse suplemento consegue aumentar a quantidade de fosfato de creatina nos músculos. De acordo Alan McCubbin em seu estudo, a creatina pode aumentar a reserva de fosfato de creatina em cerca de 20%. 

Ainda segundo o estudo, é esta reserva extra que permite esforços máximos com durações de 5 a 15 segundos, e ainda, diminuem o tempo de recuperação pela metade.

Essa vantagem pode ser muito valiosa para ciclistas do XCO ou road bike em provas com muitos ataques e defesas no pelotão.

Estudos indicam que a creatina atua na retenção de água dentro das células musculares, o que melhora a capacidade do músculo de tolerar o calor que é produzido durante o exercício de alta intensidade.

Qual o preço da Creatina?

A creatina é um dos suplementos mais populares no Brasil, especialmente pelo baixo preço e pelos resultados rápidos e consistentes.

É possível comprar o suplementos em praticamente todas as lojas online e nas melhores lojas de suplemento da sua região.

Os preços variam de R$ 30,00 nos potes menores até R$ 90,00 em embalagens com 300 gramas. Existem muitas marcas, mas recomendo sempre a marque que use como fornecedor da matéria prima Creapure.

Como tomar Creatina?

Creatina: o que é, quando tomar e quais os benefícios para o treino de ciclismo

Não há consenso sobre o melhor horário, sendo que na verdade, muitos nutricionista afirma que isso não faz diferença na absorvição.

Somente Nutricionistas pode receitar e determinar a quantidade, pois esses valores e as doses variam de pessoa para pessoa.

Nos rótulos da embalagens encontramos as recomendações dos fabricantes que ficam sempre entre 3 a 5 gramas por dia. Alguns especialistas e atletas pela internet “sugerem” o protocolo de ciclagem, que consiste em tomar doses maiores no começo e reduzir ao logo da primeira semana.

Apesar deste suplemento não apresentar grandes a reações adversas e não ter grandes efeitos colaterais, sugiro realmente que consulte um nutricionista. Encontra-se recomendações irresponsáveis de até 20 gramas numa única dose, sem ao menos considerar o sexo, idade e o peso do leitor.

Dose 20 gramas pode ser pouco para mim que peso mais de 90kg, mas pode ser uma super dosagem numa menina de 55kg, compreende?

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Edu Costa

Pai, Marido e Ciclista amador, praticante de MTB e Gravel que adora competições e procura novas rotas e aventuras com a bike. Acredita no poder transformador do esporte e por isso compartilha experiências e informações. Escreve sobre o ciclismo Road Bike e Mountain Bike desde 2009 em seu primeiro projeto e agora é o fundador e editor do Mountain Bike Brasil

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