fbpx

Gel de Carboidrato. Para que serve o Gel? Como e Quando tomar Gel. Qual a melhor marca de gel de carboidratos? (2022)

Neste artigo te respondo rapidamente como usar gel de carboidrato, para que serve o gel de carboidrato e qual a melhor marca de gel no Brasil na minha opinião.

gel de carboidrato, como tomar
foto: Casal Foco Radical

Para especialistas e atletas de alta performance, o carboidrato é disparado o melhor alimento para ser consumido intratreino ou durante uma prova. Especialmente se falarmos de carboidratos que nosso corpo pode processar e transformar rapidamente em energia.

Muito alimentos conseguem essa façanha, mas nem todos são realmente práticos quando falamos em pedais longos ou longões de corrida, por exemplo. No vídeo abaixo, explico claramente a razão disso, e porque alguns alimentos, apesar de excepcionais são praticamente inviáveis em provas de ciclismo ou corrida. E, diria até que são inviáveis em pedais longos, mesmo que em treinos ou passeio.

Para que serve o Gel de Carboidrato?

O gel de carboidrato é um suplemento alimentar criado especificamente para atletas e praticantes de atividades físicas, tanto indoor, quanto as outdoors, como corrida de rua, trail run ou ciclismo, por exemplo. O Gel de carboidratos promove um aporte rápido de carboidratos e dependendo da marca, oferece ainda outros nutrientes como sódio, potássio e magnésio. Alguns contam ainda com BCAA e até vitamina C.

O aporte rápido de energia fornecido pelo gel de carboidrato mantem o atleta com um nível de energia balanceado, e desta forma, como uma performance mais linear durante toda a pratica de atividade física. Entretanto, para que o gel posso agir da melhor maneira possível, é imperativo que o atleta consulte um nutricionista a fim de identificar a quantidade ideal de gel, bem como o tempo entre o uso. Dessa forma, o ciclista ou corredor de rua, por exemplo, pode obter o melhor rendimento e se valer desse importante suplemento.

Qual a quantidade de Gel que devo tomar numa corrida ou pedal?

De acordo com as pesquisas apresentadas nos artigos no site Precision Hydratation , bem como no renomado ACMS podemos encontrar estimativas bem claras sobre “uma média” de consumo de carboidratos para atletas treinados e durante atividades de alta intensidade. De toda forma, assim como no vídeo, para algo mais personalizado a sua necessidade, recomendo uma visita a um nutricionista.

Durante o exercício com duração de 1-2 horas

À medida que a duração aumenta, também aumentam os benefícios potenciais do abastecimento exógeno. Nesse período, a ingestão de carboidratos quase certamente melhorará significativamente seu desempenho.

Para provas ou treinos com duração de 1-2 horas, pode ser benéfico consumir cerca de 30-60 gramas de carboidratos simples por hora. Isso equivale a cerca de 500ml-1l de uma bebida energética isotônica (~ 6% de carboidratos), ou cerca de 1 à 2 géis energéticos padrão por hora.

Quanto mais difícil o trabalho e mais longa a duração dentro dessa faixa, mais apropriado é aumentar a ingestão para ~ 60 gramas por hora. Isso é especialmente verdadeiro para atletas que estão em forma e, portanto, são capazes de suportar cargas de trabalho de nível extremamente alto.

Durante o exercício com duração de mais de 2 horas

Atletas que passam significativamente da marca de 2 horas podem se beneficiar de maiores ingestões de 60 a 90 gramas de carboidratos por hora, desde que a quantidade consumida não cause problemas estomacais. Como resultado, é comum ver que competidores mais rápidos em corridas longas tendem a ter as maiores taxas de ingestão de carboidratos também.

Estamos sempre impressionados com os altos níveis de ingestão de carboidratos relatados hora após hora pelos ciclistas do Tour De France e vencedores do IRONMAN com quem trabalhamos. Ele destaca o fato de que correr longas distâncias em um ritmo rápido é tanto um evento gastronômico quanto atlético!

Uma ingestão horária de ~ 90 gramas por hora (3-4 géis de energia padrão) não é algo que todos os atletas podem alcançar imediatamente e pode levar um pouco de tempo para atingir essa taxa de consumo, especialmente se você tiver tendência a sofrer de problemas gastrointestinais.

Como usar Gel de Carboidratos?

qual a melhor marca de gel de carboidratos?
Eu sempre gosto de levar parte dos Géis na coxa, presa ao bretelle. Não esqueço de tomar e é fácil de pegar.
Foto: Erik Silva by @prooffroad_adventure

Não existe mistério algum sobre como usá-los, o erro mais comum seria somente usar o gel após sentir fome ou fraqueza. Se isso acontecer, significa que você precisa diminuir o intervalo entre cada dose de sachê. De toda forma, mesmo que a fome se abata e que sinta fraqueza, tome um gel, não dois. Espere alguns minutos e faça um reforço. Tomar dois ao mesmo tempo, especialmente com o “tanque vazio”, pode lhe causar um efeito rebote.

Sugiro sempre um gole d’água antes de tomar o gel e outro bom gole após ingerir, isso ajuda a descer e também ajuda na digestão do gel.

Para abrir seu gel de carboidratos não tem mistério, a maioria das marcas já tem bem claramente uma indicação de corte e, não é necessário tesoura ou algo de corte, abrindo pelo local indicado o processo é bem simples. Aberto, basta apenas espremer o sachê na boca e beber o gel.

Quando tomar Gel de Carboidratos?

Foto: Erik Silva by @prooffroad_adventure

É comum ver pessoas tomando gel de carboidratos fora das atividades físicas, realmente como uma forma de alimento. O que na minha opinião como atleta é um erro e um desperdício de um suplemento tão bom e especifico.

Se você não está em atividade física, ou se não vai entrar num treino severo em instantes, não recomendo o gel. Recomendo mesmo um carboidrato de rápida absorção, ou até mesmo qualquer carboidrato, já que você terá tempo para digeri-lo e seu corpo já vai transforma-lo em energia para você.

O melhor momento para tomar o gel de carboidrato é durante as atividades físicas, tanto de média quanto de longa duração.

Mas sim, alguns nutricionistas podem indicar o gel antes dos treinos, especialmente para atletas que não possuem condições ou tempo hábil para se alimentar. E ainda imediatamente após o treino ou prova para promover energia para o corpo começar o processo de recuperação.

Qual a melhor marca de Gel de Carboidrato?

Atualmente, o gel que recomendo é o CarbUp Gel da Probiótica, já falei dele aqui neste artigo também. Como visto no vídeo, ele é o que tem me dado os melhores resultados. E se não bastasse, tem a melhor textura e o paladar mais agradável.

Já cheguei a tomar mais de 20 géis num evento longo, e não senti desconforto, e para não enjoar do sabor alternei os sabores, já que a Probiótica faz o CarbUp Gel em diversos sabores.

a melhor marca de gel de carboidrato atualmente é a Carbup gel da Probiótica.

Mostrar mais

Edu Costa

Pai, Marido e Ciclista amador, praticante de MTB e Gravel que adora competições e procura novas rotas e aventuras com a bike. Acredita no poder transformador do esporte e por isso compartilha experiências e informações. Escreve sobre o ciclismo Road Bike e Mountain Bike desde 2009 em seu primeiro projeto e agora é o fundador e editor do Mountain Bike Brasil

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!