fbpx

Capacete Ambush Comp com ANGI e MIPS é bom? – Reviews [2020]

Testamos o Capacete Ambush Comp com o sistema ANGi e MIPS. Conferimos o conforto, leveza, peso e outras características importantes para um bom capacete.

Capacete Ambush Comp com ANGi e MIPS da Specialized – Reviews completo. Teste em treinos, provas de MTB XCM e pedais longos. Foi aprovado? Que notas recebeu?

Ao final deste artigo veja as notas recebidas pelo Capacete Ambush Comp. Preço e onde comprar!

Costumo brincar dizendo que se entrar na Specialized com um jogo de chaves na mão, é possível montar uma bike dos pneus a ponta do guidão. A marca americana possui uma linha completa de bikes, acessórios, componentes e equipamentos.

Além disso, ainda apresenta algumas inovações que vão desde motores elétricos de última geração, já mostrado aqui no reviews da nova Turbo Levo SL e também na surpreendente Turbo Creo SL, como também acessórios de segurança como o interessantíssimo ANGi, que vamos falar mais adiante.

Capacete Ambush Comp com ANGI e MIPS Specialized é bom?

A Specialized apresentou a um certo tempo o capacete para mountain bike Ambush. Porém, recentemente trouxe também o Ambush Comp com ANGi e MIPS, e ainda, uma versão premium o Ambush com ANGI e MIPS SL, A versão SL do MIPS é a mais leve e exclusiva dos capacetes Specialized.

Este capacete se posiciona entre os produtos topo de linha deste fim. Isso fica bem claro não somente pelo preço, mas pelos incrementos de tecnologias aplicadas no Ambush.

Sistema ANGi

O ANGi é um sensor muito leve e pequeno que fica preso na parte de trás do seu capacete. O ANGi não oferece proteção extra ao ciclista, mas consegue enviar sinais e avisos que podem alertar os contatos pre cadastrados do ciclista em caso de acidentes, quedas ou colisões.

Caso ocorra uma queda ou uma colisão por exemplo, o seu contato recebe um aviso com a localização atual do ciclista. E eu considero isso um belo incremento de segurança, certamente!

Capacete Ambush Comp com ANGI e MIPS é bom? - Reviews [2020]
Sistema ANGi é uma das tecnologias embarcadas neste capacete da Specialized.

O ANGi é capaz de tudo isso graças aos sensores no dispositivo que para tal, necessita apenas ser ligado ao seu smartphone através do sistema Bluetooth, intermediado pelo aplicativo da marca, o Specialized Ride. Depois de adquirido, individualmente ou junto a um dos capacetes da marca, não há cobranças por este serviço.

Eu gosto de pensar que o ANGi pode potencialmente salvar a vida de um ciclista se configurado corretamente e se introduzido e explicado ao contato de segurança cadastrado.

Ou seja, seu contato de segurança cadastrado no ANGi precisa entender o funcionamento e o que significa um eventual aviso de queda ou colisão.

Sistema MIPS

Capacete Ambush Comp com ANGI e MIPS é bom? - Reviews [2020]

O Ambush Comp vem equipado com o já provado sistema MIPS, capaz de dissipar energias do impacto de uma queda. No Ambush que estou chamando aqui de premium na verdade usa o MIPS SL, o mais leve disponível e presente somente nos capacetes da Specialized.

O sistema MIPS SL diferente de outros sistemas MIPS, que possuem mais revestimento, o SL parece ter sido simplificado para ter menos peso e melhor ventilação.

No caso do produto testado, tudo leva a crer que se usa mesmo o sistema MIPS convencional. O que não é nada mal.

Ampla proteção. O Ambush é um capacete robusto

Capacete Ambush Comp com ANGI e MIPS é bom? - Reviews [2020]
Grande proteção na nuca e nas têmporas. Esse recurso vai agradar muita gente.
Foto: Rômulo Cruz

Por seu porte robusto, aliado ao ANGi e o MIPS posso afirmar que o Ambush Comp é certamente um dos capacetes para mountain bike mais seguros que já andei. E talvez um dos mais seguros e completos da atualidade.

Ainda vamos falar aqui de outros pontos importantes para um capacete para mountain bike, como peso, conforto, ventilação e durabilidade. Mas vamos continuar no que deve ser o ponto central de um capacete de ciclismo, que é, proteger o seu crânio!

Encaixe perfeito e profundo. O Capacete Specialized Ambush inspira confiança

A primeira vista o Ambush aparenta ser um capacete encorpado, profundo e com vasta proteção lateral. Nem tanto, é claro, quanto um capacete de enduro, por exemplo. Mas certamente a primeira impressão é de que este capacete transita bem entre o Trail, Enduro e XCM.

Apesar de generosa, a proteção lateral não atrapalhou o uso de óculos, sobrando aquele espaço para as hastes entre o capacete e a orelha.

A proteção na nuca ou lobo occipital também é mais profunda que o meu capacete atual, um Specialized Centro. Também mais profundo que um modelo Giro que possuo, este já aposentado.

Essa proteção extra é algo muito desejável por ciclistas recreativos e entusiastas avançados que não se importam com um pouco a mais de peso, ou ainda com a aerodinâmica.

Gosto deste tipo de casco, se bem preso e ajustado a cabeça pelas tiras, o ciclista experimenta além da proteção da estrutura, também uma proteção vinda da percepção de segurança que ele transmite.

Devidamente certificado pelo INMETRO e igualmente na união europeia e nos Estados Unidos por órgãos de função similar, o Ambush entra pra lista de compras seguras na questão de proteção.

Construção do Capacete da Specialized

Capacete Ambush Comp
Um produto “bem feito”. Não é rico em detalhes, porém é robusto e passa confiança.

Gostei da construção do Ambush, certamente leva o cuidado com os produtos que são típicos da marca americana. O seu casco rígido cobre quase toda sua estrutura, e eu gosto disso, pois protegendo o máximo a espuma EPS (ou isopor) o capacete normalmente ganha em vida útil e aspecto de conservação ao longo do tempo.

Notei o isopor exposto na parte da frente do capacete, na verdade uma linha que vem da parte posterior e se afina até a frente, e embora isso desagrade muita gente e possa receber marcas de uso ao longo do tempo, é preciso lembrar que a espuma ali, ao invés de policarbonato, por exemplo, possui uma função importante de redução de impacto.

É duro dizer, mas a função da espuma não é agradar a todos, mas sim, proteger a todos!

No modelo testado, a pintura fosca preta (black/charcoal) também pode sofrer com o tempo, perdendo o aspecto aveludado e se tornando muito mais opaca do que o esperado. Em todo caso, vale lembrar que existem outras três opções de cores, Black/Ion, Storm Grey/Black e White/Black .

Capacete Specialized Ambush Comp Reviews mountain bike Brasil

Storm Grey/Black

Capacete Specialized Ambush Comp Reviews mountain bike Brasil

Black/Ion

Capacete Specialized Ambush Comp Reviews mountain bike Brasil

White/Black

Esse casco é confortável?

Andei por cerca de 40 horas com o Ambush Specialized, dentre estas, tive dois pedais longos, um com mais de 6 horas e outro com mais de 7 horas. Por isso, julgo muito bem testado na questão de conforto.

Capacete Specialized Ambush Comp Reviews mountain bike Brasil conforto
Espumas generosas e espalhadas por todo casco interno.

Nas paradas para bater fotos, repor o lubrificante ou mesmo quando me sentava para beber água ou comer não sentia aquela vontade incontrolável de arrancar o capacete e jogá-lo de lado.

Gosto de pensar que um capacete confortável de verdade vai muito além de pontos de pressão em locais específicos, ele deve “assentar” em sua cabeça uniformemente. Não deve deixar marcas na testa ou causar incomodo nas têmporas (lobo temporal – aquela parte logo acima da orelha) onde geralmente a pressão causa dor de cabeça no ciclista.

O Capacete Ambush está disponível em três tamanhos diferentes, P, M e G. Para saber qual o tamanho indicado para você é preciso medir a sua cabeça com uma fita métrica. Por exemplo, se o resultado for 60cm seu tamanho é G.

Estes três tamanhos abrangem a maioria dos ciclistas e se não bastasse o capacete da Specialized ainda tem uma larga margem de ajuste para acomodar bem a sua cabeça.

Sistema de ajuste Mindset 360

Você pode adaptar facilmente o capacete a sua cabeça usando o exclusivo sistema Mindset 360 que oferece um ajuste integrado em todo capacete. Além do ajuste de movimento, oferece ainda 5 posições de altura.

A roldana de ajuste fica bem acomodada na estrutura do casco e logo abaixo do sistema ANGi, é fácil de tocá-lo para o ajuste e depois de uma ou duas tentativas a coisa já fica instintiva.

Capacete Ambush Specialized com ANGi. Tiras e acolchoamento

Muito bem acabado, o estofamento ou acolchoamento do capacete Ambush é suficientemente fino e leve, diria que acertado para o uso em pedais curtos e médios.

Apesar do capacete não ser dos mais leves, dado principalmente ao seu volume e aos recursos embarcados como o próprio ANGi, MIPS e Mindset 360, não notei até o momento a deformação das espumas. Após um pedal longo, em pouco tempo elas voltam ao normal como novas.

O Forro cobre boa parte interna do capacete, o que pode parecer quente, mas na verdade a espuma EPS respira bem e não interfere tanto na troca térmica do capacete, ambiente e a nossa cabeça.

Sistema Tri Fix

O padrão de ajuste de tiras Tri Fix da Specialized simplifica demais esse ponto, raramente embolei as tiras deixando aquelas dobras que vão incomodando pouco a pouco, ou que ainda deixam feio o visual do capacete.

O sistema Tri Fix garante a organização das tiras, basicamente poem tudo no lugar.
O sistema Tri Fix garante a organização das tiras, basicamente poem tudo no lugar.

O Tri Fix basicamente organiza as coisas, ele mantem as tiras na posição correta, impede que você a prenda torcida (se o fizer vai notar na hora e então corrigirá) e afasta um pouco as tiras da sua orelha.

O Tri Fix, se não ajuda, também não atrapalha a colocação dos óculos, que fica bem acomodados ao rosto. Geralmente eu uso os óculos com as hastes sobre as tiras, em outros capacetes isso incomodava um pouco. Aqui não houve incomodo, o que também não acontece no meu Centro que também uso o sistema Tri Fix.

A fivela que prende o capacete o cabeça é comum, mas eficiente. Prende fácil e sai fácil,

Ventilação. O quanto o Capacete Ambush respira?

O modelo do capacete Ambush enviado para o Blog Mountain Bike Brasil é preto, robusto e com uma cara imponente. Então pensei: Deve ser quente e pesado!

Capacete Specialized Ambush

Pois bem, ele não é nem quente e nem pesado demais. A ventilação é garantida pelo sistema de refrigeração de 4º dimensão que otimiza a ventilação e permite uma boa troca de temperatura com o ambiente. São cerca de 20 entradas de ar projetadas para circular o ar pelo casco e remover o ar mais quente pelas saídas de ar da parte de trás.

A dupla entrada de ar na parte da frente do capacete, característica dos capacetes Specialized está ali. É quase como uma marca registrada da marca, uma identidade visual como a grade de alguns carros de luxo. É bater o olho para reconhecer que é um capa SPZ.

Em todo caso, tanto elas quanto as entradas de ar laterais não estão ali atoa. Estes grandes canais de captação de ar são os principais responsáveis pela circulação do ar dentro do capacete, garantindo a ventilação e o respiro. Posso afirmar que ele apesar do tamanho e cobertura é muito mais bem ventilado que o irmão Centro.

Visor ajustável

Foto: Rômulo Cruz

Dividindo opiniões entre os mountain bikers, o Ambush possui o visor típico de capacetes de mountain bike para entusiastas e recreativos. Estou falando da viseira ou aba como alguns chamam.

No Ambush ela além de removível, também é ajustável e pela forma como foi incorporada ao casco parece que a Specialized realmente queria que nós a usássemos. Dai vai do gosto de cada um, eu particularmente não uso.

O sistema de ajuste da viseira é bem interessante e funciona de verdade, não cheguei a contar, mas são inúmeras possibilidades de ajustes, desde paralela ao casco a quase toda erguida fazendo quase que se esqueça que está com a viseira no capacete.

Quando removida, é preciso guardar três pequenos parafusos de plástico que prendem a viseira ao capacete, particularmente usei todos presos ao capacete para não os perder e para impedir que entrasse sujeira no furo dos parafusos. Não senti muito impacto no visual com isso, passou bem.

Contudo, é fácil entender a sua função e difícil negar a sua eficácia. Além de proteger do sol e de galhos e ramos de arvores, especialmente em trilhas, ela ainda confere um estilo bacana ao capacete.

Peso

O capacete Ambush com ANGi e MIPS pesa aproximadamente no tamanho G, 360 gramas. Antes de dizer se é pesado ou não, é preciso lembrar da enorme cobertura do casco e de todos os recursos embarcados. ANGi, MIPS e Tri Fit e MindSet 360.

Por tudo isso e pelo nível de cobertura que ele oferece vou coloca-lo com um capacete realmente leve. Como disse, não senti incomodo ou peso extra crescendo à medida que as horas de pedal passavam. Seja pela forma como ele se ajusta, ou seja, pela distribuição bem uniforme disso tudo. Se você sofre do dilema peso x proteção, considere uma analise mais próxima do Ambush em um lojista na sua região.

Valor x Preço. Quanto custo a Ambush com ANGi?

É difícil comparar o Ambush com ANGi e MIPS com outros capacetes similares do mercado, simplesmente porque não há nada que ofereça um pacote com tantos recursos. Da mesma forma, compará-lo com concorrentes do mesmo preço também seria injusto, especialmente se você da muita importância ao peso.

Penso que quem prioriza segurança, conforto e um bom pacote de recursos vai achar o Ambush com preço interessante. Já o ciclista de alta performance não vai vê-lo muito bem, peso e muita massa que pode afetar a aerodinâmica podem desestimular este público.

Com preço no Brasil sugerido pela Specialized em seu site oficial é de R$ 1.399,00 (02/02/2021), da pra afirmar que não é exatamente barato, mas vale o investimento.

Edu, Você compraria o Capacete Ambush? – conclusão

Sendo bem direto, num primeiro momento não. Não porque eu gosto mais de capacetes com menos massa, com menos volume.

Contudo, após tanto tempo de uso, vários treinos, duas provas, vários longões e uns três ou quatro pedais passeios eu diria que sim. O Ambush parece ser o capacete com a pegada “usar para crer”, entende?

Se tivesse comprado este capacete diria que não me arrependeria de forma alguma, pelo contrário, a surpresa foi grata. Apesar de não ter a melhor relação massa x aerodinâmica,

Sei que agora é fácil eu dizer que compraria, então digamos que certamente eu indicaria para um amigo, sem sombra de dúvidas.

Capacete Ambush Comp com ANGi

R$ 1.399,00
8.1

Proteção

8.5/10

Construção

8.0/10

Conforto

8.5/10

Ventilação

8.0/10

Peso

7.5/10

Prós

  • Muito bem construído
  • Vários recursos embarcados
  • Muito ventilado

Contras

  • Volumoso para XC

Mostrar mais

Edu Costa

Pai, Marido e Ciclista amador, praticante de MTB e Gravel que adora competições e procura novas rotas e aventuras com a bike. Acredita no poder transformador do esporte e por isso compartilha experiências e informações. Escreve sobre o ciclismo Road Bike e Mountain Bike desde 2009 em seu primeiro projeto e agora é o fundador e editor do Mountain Bike Brasil

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!