fbpx

A Melhor Forma de Ganhar Resistência e Força no MTB (2020)

Preparado para ficar mais Resistente, Forte e Rápido em 2020? Com essas dicas a tarefa fica mais simples!

Descubra a formula simples que os grandes ciclistas usam para Ganhar Resistência e Aumentar a Força no MTB. E como Você pode usar isso nos pedais e passeios.

Ao final do artigo, um bônus pra você que se inscreveu no canal. Download de uma Planilha de Treino MTB Grátis para ganhar resistência, força e velocidade no mountain bike.

Treinos Para Ganhar Resistência, Folego e Força no MTB

Olá amigos, antes de continuar o artigo, sugiro que realmente assista ao vídeo abaixo para entender bem o conceito. Depois disso prometo que tudo ficará mais claro para você.

A resistência e o folego no mountain bike são muito importantes, e disso até os ciclistas iniciantes já sabem.

O que pouca gente sabe é que os treinos mais longos, os chamados pedais longões, além dos treinos aeróbicos são essenciais para o ganho da resistência.

Os treinos longos no ciclismo são muito importantes na construção de um atleta ou ciclista de mountain bike mais resistente e forte.

O Treino de Resistência no MTB é o mais democrático

O bacana disso, é que um treino longo aeróbico pode ser feito desde um iniciante, até um atleta avançado. Claro, que respeitando as limitações de cada um deles.

No vídeo que assistiu acima, falo de um conteito um tanto quanto contráditório para muitos, especialmente para quem quer mais força e velocidade na bike.

ir devagar para ir mais rápido”.

Esse é um conceito muito defendido por vários treinadores, como Nuno Cobra e Cris Charmichael, por exemplo. Além de atletas Tops como Craig Alexander.

O que os Fisiologistas Dizem sobre o Treino para ganho de Resistência?

treino para ganhar resistência, força, velocidade e folego no mtb

Para muitos fisiologistas do exercício os passeios para ganho de resistência não deveriam passar de algo próximo de 65% da frequência cardíaca de reserva.

O que alguns estudos monstram é que treinos na Zona 2 parecem queimar mais gordura e são eficientes para o ganho de resistência.

Alguns treinadores gostam de combinar estes treinos com estimulos de força, mas isso pode variar de acordo com o metodo do treinador de ciclismo.

Por tanto, não pense que um treino leve não vá te deixar mais rápido e aumentar seu folego e sua velocidade na bike.

A Melhor Forma de Ganhar Resistência e Força no MTB – Treinos Leves Z2

A lista dos benefícios de um treino para ganhar resistência é grande. De fato os pedais longos ajudam a aumentar o seu folego e por tabela, melhorar seu condicionamento para treinar mais forte.

Vamos listar alguns aspctos que tornam o treino leve ou na zona 2 com uma das melhores formas de ganhar resistencia e folego no MTB.

1 – Aumento e Otimização das Mitocondrias

Podemos começar pela importância de aumentar a quantidade de mitocôndrias no nosso organismo.

As mitocôndrias são as usinas de energia do nosso corpo e os pedais longões estimulam a produção de mitocôndrias, e melhoram a eficiência das já existentes.

2 – Melhora da vascularização e capilarização dos vasos snguíneos

Os treinos longos também melhoram a vascularização e promovem capilarização dos vasos sanguíneos. Ou seja, novas arterias serão construídas e mais sangue, oxigênio e nutrientes serão transportados para os nossos musculos.

Por acaso já viu aqueles ciclistas com as pernas cheias de veias? Pode ter certeza, ele não construiu aquilo tomando vasodilatador, aquilo é forjado a estradão, alimentação e chá de selim.

3 – Os longões melhoram o consumo de gordura como fonte de energia

Uma coisa eu falo sempre, pedal longo na frequência correta ensina nosso corpo a utilizar mais gordura como fonte de energia.

Então você para de depender tanto do glicogênio estocado em nosso organismo. Quanto mais eficiente você fica nisso, mais eficiente em queimar gordura se torna.

E uma vantagem secundaria disso do treino para ganhar resistência no ciclismo, e não menos importante é que você poupa o combustível nitro para os momentos certos, explosivos ou decisivos.

Certa vez eu li que depois de adaptados, num passeio aeróbico usamos aproximadamente 80% da energia vindo da gordura e só 20% do glicogênio estocado. Pra quem quer emagrecer, olha que noticia excelente.

Então agora imagina conseguir fazer isso de forma eficiente por um longo período de tempo.

4 – Nos longões você consegue aprimorar a técnica da pedalada

Num treino para ganhar resistência, num ritmo controlado em Zona 2 por exemplo, você também consegue dar mais atenção para técnica da pedalada.

De quebra, ainda consegue perceber melhor como está a sintonia entre músculos, cardiorrespiratório e mente.

Consequentemente, você vai aperfeiçoar a técnica também, e vai atingir aquilo que chamamos de pedalada redonda.

5 – Treinos longos para introspecção e reflexões

Use os pedais longos para passar um tempo com você mesmo. Pensar, refletir e tomar decisões.

São passeios perfeitos para dar uma pensada e refletida, tenho certeza que você já se pegou ali introspectivo sobre a bike, viajando. Isso é bom, costumo dizer que é bom passar um tempo com você mesmo.

6 – Trabalhe as fibras certas dos seus músculos nos treinos longos

Os músculos não são uma massa de carne formada por um único tipo de fibra. Existem vários tipos de tecidos que formam os nossos músculos, e de acordo com cada função um músculo pode ter mais força ou mais resistência.

Resumindo bem, temos as Fibras Vermelhas são mais resistentes e suportam as atividades de longa duração.

Já as Fibras Brancas, são as fibras responsáveis por explosão e força pura. Exemplo: são as mais eficientes num sprint ou quando você levanta uma botija de gás aí na sua casa.

Dito isso, faz todo sentido trabalhar no treino de resistência as fibras que realmente são mais eficientes para longa distância. Faz sentido?

7 – Pedal longo é uma ótimo oportunidade de socializar com outros ciclistas

Você pode ganhar resistência no ciclismo com os pedais longos e ainda aproveitar uma boa oportunidade que a bike lhe trás.

Na vida as vezes tomamos caminhos diferentes. De repente você começou a tomar gosto por competições. Então, é natural querer treinar só ou mais forte com foco nos seus objetivos.

Entretanto, aproveite os pedais mais longos para treinar resistência e dar aquele passeio com a turma que você começou a pedalar lá atrás. Rever os amigos, bater foto, bater papo e ainda com esses benefícios que já falamos.

Bonus – Planilha de Treino MTB Grátis para Download

No vídeo abaixo, apresento uma Planilha de Treino de Mountain Bike feita pelo meu treinador Wendel Balarini da WB Sports.

Antes de fazer o Download Gratuíto da sua planilha, assista ao vídeo para pegar as orientações gereis. É importante!

Logo abaixo do vídeo, siga as orientaçoes para pegar sua planilha. Compartilhe e Siga o Canal que o Download é liberado na hora.

[sociallocker id=”12284″]

[/sociallocker]

Espero que tenha gostado do artigo e que ele possa te ajudar de verdade. Forte abraço do seu amigo e bons pedais!

Mostrar mais

Edu Costa

Pai, Marido e Ciclista amador, praticante de MTB e Gravel que adora competições e procura novas rotas e aventuras com a bike. Acredita no poder transformador do esporte e por isso compartilha experiências e informações. Escreve sobre o ciclismo Road Bike e Mountain Bike desde 2009 em seu primeiro projeto e agora é o fundador e editor do Mountain Bike Brasil

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!