fbpx

A Maior Inovação do Ciclismo dos Últimos 30 Anos?

A Trek grande fabricante de bicicletas anúniciou recentemente que está prestes a revelar o que prometem ser A Maior Inovação do Ciclismo dos Últimos 30 Anos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A Trek grande fabricante de bicicletas anúniciou recentemente que está prestes a revelar o que prometem ser A Maior Inovação do Ciclismo dos Últimos 30 Anos.

O Canal Mountain Bike Brasil trás pra vocês mais essa noticia e chamos para especularmos juntos se isso pode mesmo se refletir num lançamento histórico de um novo composto ou de uma nova tecnologia de construção de bicicletas de fibra de carbono, titânio, aluminio e de outros materiais revolucionários.

A Maior Inovação do Ciclismo dos Últimos 30 Anos?

Semana passada a Trek enviou uma mensagem com o seguinte conteúdo “A mudança mais importante do ciclismo em 30 anos. Em 20 de março, vamos revelar algo que mudara tudo para sempre.”

A partir dai, como podem imaginar, começou muito especulação, eu concordo com boa parte da imprensa internacional que acredita se tratar de algo estrutural ou a materiais. Ou ainda as duas coisas juntas atreladas a uma nova tecnológica construtiva.

Dave Rome do Cycletips teve a seguinte sacada:

“daqui a 30 anos” é uma pista também. Pois a  primeira bicicleta de estrada de fibra de carbono completa da Trek, a Modelo 5000, foi lançada em 1989 – há 30 anos.

A especulação começa precisamente com o que é o material, ou composto de muitos materiais. Abaixo estão algumas teorias.

Em meados de 2017, uma nova empresa baseada em Melbourne, a Titomic afirmou ter criado algo que revolucionaria a indústria.

E isso estava ligado a tecnologia 3D de impressão. Logo depois essa empresa assinou um contrato com a Trek.

“O acordo estabelece uma aliança estratégica com a intenção de incorporar a manufatura aditiva da Titomic Kinetic Fusion em uma marca global de bicicletas que proporcionará à empresa de bicicletas um produto de última geração

15 meses depois a Trek me solta essa notícia e ainda com um equeno vídeo do tal material das galáxias.

O vídeo teaser mostra algum tipo de material composto que aguarda a sua forma definitiva.

Mas Edu, ok, mas tem um erro ai. Se o elemento de impressão em titânio 3D for real, a Trek não será a primeira na indústria de bicicletas a fazer isso.

A Bastion apareceu primeiro com uma bicicleta de estrada de ponta em 2015. E ainda, usando protetores de titânio impressos em 3D e tubos de carbono entrelaçados. 

No entanto, com Titomic, a Trek pode ter criado algo que ainda nção conseguimos conceituar. E essa “mudara o ciclismo para sempre” ppode mesmo não ser um exagero.

A Titomic criou uma impressora 3D que mede: Atenção: 9m x 3m x 1.5m. Ou seja, faz com folga mais de um quadro por vez e mais.

Ela já consegue criar um quadro de Titânio em 25 minutos.

Essa nova impressora é coisa saída de filme de ficção. Foi desenvolvida pela CSIRO, uma organização de pesquisa cientifica e usa um método de pulverização de partículas.

Tá bom, vamos colocar o pé no chão. Se essa nova tecnologia não estiver ligada a um novo material mágico, mas somente a produção, acredito que ainda assim não é exagero da Trek.

Sabemos que um quadro de carbono pode levar de 12 a 24 horas para ser feito. Então se cair pra 25 minutos o custo do processo de fabricação, bem como a escala muda completamente. Isso certamente reflete no mercado e vai criar uma bagunça na cabeça dos concorrentes.

Uma coisa que foi citada por muita gente é que essa tecnologia Titomic junto com a CSIRO pode combinar materiais. E ainda, criar detalhes e trabalhar o titânio como nunca antes pode ser feito.

Estão dizendo que os quadros de uma MTB Full Suspension poderão apresentar formas jamais imaginadas.

E por fim, mais uma coincidência.

Tanto a Trek, quanto seus concorrentes geralmente atualizam seus modelos de 3 em 3 anos. O modelo atual da SLR Domane foi lançado em 2016. Será que já vem coisa nova? Bom, espero não passar vergonha e que o suposto mega lançamento não seja um mico. De toda forma o MKT deles foi eficaz e eu fiquei curioso demais. Vamos aguardar até o dia 20!

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

comenta ai :)

Deixe uma resposta

Gostou do Conteúdo?

Fortaleça o projeto seguindo a gente no Youtube!